XV Festival dos Morcegos celebra a diversidade

(Foto: Divulgação)

O XV Festival dos Morcegos acontecerá no próximo 06 de outubro na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sitio Bons Amigos localizada na BR 174 Km 898 (antigo Km15), Ramal das Pedreiras.

Neste ano como nos anteriores será dedicado a uma espécie de morcegos da nossa região. O morcego Ametrida centurio alimenta-se de frutas e é muito importante para a manutenção da floresta.

Desde o mês de maio, a RPPN Sitio Bons Amigos vem realizando a Feira do Morcego Beija-flor a cada primeiro domingo.  Segundo o coordenador, Marcos Morcegão, “ o mês de outubro é considerado no Brasil como o mês dos morcegos. Além da feira teremos nessa data o Festival dos Morcegos. A mais longeva atividade de Conservação de morcegos no país”. salientou.

Na programação cultural o destaque a Dança folclórica Nordestina “Os Vingadores de Virgulino” do bairro São Lucas e do DJ Madruga. Na parte da manhã terá ainda uma atividade em Esperanto o ARTA MATENO coordenado pela Associação de Esperanto do Amazonas. A entrada é gratuita.

O principal objetivo que vem sendo cumprido nos últimos 15 anos segundo o organizador do Festival Marcos Morcegão dos Santos é  “a desconstrução da imagem negativa dos morcegos, sempre associada a vampiros, a transmissão de doenças e outros pensamentos negativos dos colonizadores.”

São mais de mil e duzentas espécies de morcegos conhecidas no mundo, destas apenas três se alimentam de sangue, e as 03 existem em Manaus explica Marcos Morcegão. “Na região temos aproximadamente 200 espécies com cores, formas, tamanhos e hábitos alimentares diferentes. Por isso esse é um festival da diversidade”, complementou.

Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here