Vereadores apresentam PL proibindo a distribuição de sacolas plásticas em Manaus

Vereador Dante Souza (PSDB)

Nesta quinta-feira, 18/7, o vereador Dante Souza (PSDB) informou ao Blog da Floresta que juntamente com os vereadores Diego Afonso (PDT) e Professor Fransua (PV), irá trabalhar para a tramitação e aprovação, na Câmara Municipal de Manaus, a Proposta de Lei referente a proibição da distribuição ou venda de sacolas plásticas convencionais e a substituição pelas sacolas biodegradáveis ou biocompostáveis nos estabelecimentos comerciais localizados no município de Manaus.

“Apresentamos antes do recesso, a proposta de lei e soube que os vereadores Diego Afonso e Professor Fransuá também, fizeram o mesmo. Já conversamos e resolvimos fazer tudo de forma conjunta, pois daqui a trinta anos haverá mais plásticos nos rios e igarapés que peixes. Temos que tomar uma atitude. A Prefeitura de Manaus gasta muito dinheiro na limpeza e descarte destes plásticos. Irei apresentar também uma proposta neste sentido para as garrafas pet”, disse o vereador Dante.

O parlamentar explicou que a PL pretende proibir a distribuição de sacolas plásticas especialmente em supermercados e mercadinhos dos bairros. “Este projeto de lei visa a proibição das sacolas plásticas convencionais que derivam de petróleo e/ou gás natural e que demoram cerca de cem anos para se degradar no meio ambiente. Retirar estas sacolas de circulação preserva o meio ambiente”, salientou.

“A proibição das sacolas plásticas em Manaus vai fazer com que a cidade entre na vanguarda da proteção ambiental. 100% dos nossos igarapés e rios estão poluídos e não é mais aceitável que se jogue tanto lixo plástico”, frisou o vereador Professor Fransuá.

Dados publicados alertam que entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas no mundo. No Brasil, 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora e demoram de 100 a 400 anos para se decompor.

*Reportagem: Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here