Vereadora indica ao Prefeito funcionamento das UBS 24h/dia

A vereadora Joana D’arc (PR) protocolou na Câmara Municipal de Manaus uma Indicação ao Prefeito para que a UBS que atende à comunidade em geral, passe a funcionar 24h/dia, a fim de prestar um serviço de Excelência na área da saúde.

 A Indicação justifica-se pela dificuldade de locomoção das pessoas que residem em lugares distantes, ao buscar atendimentos médicos nos hospitais SPA e HPS, por diversos motivos, inclusive, pelos motivos socioeconômicos: desemprego, péssimos salários, informalidade e outros.

O funcionamento 24h/dia das UBS facilitará o acesso de pessoas às unidades básicas de saúde, além de dar condições de um atendimento digno, que é um direito de todos. É dever do município, fornecer serviços ininterruptos, como os de atendimento e cuidados emergenciais de saúde, à população.

Números

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em convênio com o Ministério da Saúde, dos 2,9 milhões de amazonenses que costumam procurar o mesmo lugar, médico ou serviço para tratamentos de saúde, a maioria (83,6%) busca atendimento na rede pública.

A pesquisa revelou também dados sobre o percentual de pessoas internadas, que receberam medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Do total de pessoas que usam a rede pública no estado,  56,2% buscam atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS), 14,5% em Unidades de Pronto Atendimento Público ou Emergência de Hospital Público, 10,4% em Hospital Público ou Ambulatório e 2,5% em Centro de Especialidades, Policlínica Pública ou PAM. Consultórios particulares ou clínicas privadas foram apontados como os locais onde 11,6% das pessoas costumam buscar atendimento. Já os estabelecimentos privados de Pronto Atendimento ou de Emergência de Hospital foram mencionados por 1,3% das pessoas, seguidos por farmácias (2,9%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here