Vendas com cartão de crédito chegam a 52% em agosto, aponta Fecomércio

cartao crédito

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realizou no mês de agosto de 2013 a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor para o mês de setembro de 2013 em Manaus, que tem por objetivo identificar o sentimento dos consumidores, levando em consideração suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação futura da economia local. A pesquisa foi realizada por zonas e seus respectivos bairros em Manaus junto a 400 consumidores. Os consumidores foram indagados sobre quais os fatores que influenciam na escolha do local onde costumam fazer suas compras, onde a maioria apontou os preços (46,8%), seguidos da variedade de lojas (19,0%), variedade de produtos (17,0%), localização (14,8%), segurança (9,5%), climatização (9,3%), promoções (7,8%) e estacionamento que apresentou 7,3%.

Quanto ao local onde os consumidores costumam fazer suas compras, a preferência da maioria (59,0%) continua sendo o centro da cidade. Entretanto, observou-se que 26,5% preferem fazer suas compras nos shoppings e 14,5% no comércio local.

Segundo a pesquisa, a grande maioria dos consumidores utiliza a modalidade cartão de crédito como principal forma de pagamento, com 52,0% do total de consumidores entrevistados, seguido do pagamento em dinheiro ou débito automático com 48,0%.
Para os entrevistados que costumam fazer compras no centro da cidade, os preços (68,2%), seguidos da variedade de lojas (28,0%), variedade de produtos (19,1%) e promoções (12,3%), foram os principais atrativos considerados. Já a localização (65,5%), variedade de produtos (15,5%) e preços (10,3%) são os fatores que levam os consumidores a fazerem compras no comércio local. Quem costuma fazer compras em shoppings leva em consideração principalmente à segurança (34,0%), climatização (33,1%) e estacionamento (22,6%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here