Último carregamento das estruturas metálicas desembarca no Porto Chibatão

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A última remessa das estruturas metálicas da cobertura e fachada da Arena da Amazônia desembarcou ontem (13), no Porto Chibatão, trazida pelo navio Batnia, que chegou em Manaus na terça-feira (10/9). São, ao todo, 1,8 mil toneladas de aço em 177 peças produzidas pela metalúrgica Martifer, em Portugal. Esta semana, as obras do estádio amazonense na Copa do Mundo de 2014 atingiram a marca de 80,33% concluídas.

A montagem da estrutura metálica na Arena está em processo de finalização e conta com módulos em formato de ‘X’ da fachada e mais dois módulos da cobertura no mesmo formato. A obra está em conclusão e a parte metálica da cobertura e fachada é uma das principais frentes de trabalho atualmente.

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Segundo o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), Miguel Capobiango Neto, esse é o encerramento de uma etapa importante, já que é uma estrutura bastante visível da Arena que foi fabricada fora do Brasil. “A chegada de todo o material dentro do tempo previsto nos dá ainda mais segurança de que vamos cumprir o cronograma de obras”, ressaltou.

Todo o planejamento de transporte do material até o canteiro de obras da arena está sendo realizado pela Tomiasi Logística, também empresa do Grupo Chibatão, com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

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Para o translado, a Tomiasi utiliza caminhões trucados e carretas dimensionadas especificamente para o tamanho das peças, que variam entre 8 e 21 metros de comprimento. Após entregues, as peças são ainda içadas com a ajuda de um guindaste de 400 toneladas. A previsão é que as peças comecem a ser transportadas para a Arena no início da próxima semana.

“O Porto Chibatão sente que sua missão está cumprida e sempre ressalta que é uma satisfação enorme em participar ativamente da construção de um marco na cidade de Manaus e do Estado como é a Arena da Amazônia”, afirmou o gestor do terminal portuário, Jhony Fidélis. A entrega do estádio está marcada para dezembro deste ano.

Todo o processo incluiu quatro desembarques dos navios Najda Maria, Apisara Naree, Shangai e agora Batnia. Parte da lona que cobrirá a Arena também já se encontra em Manaus e o restante está a caminho em quatro contêiners.

Inspiração regional – A fachada e cobertura da Arena da Amazônia são compostas por uma única estrutura metálica com design semelhante ao um cesto de palha indígena. O peso total de toda a estrutura é de 6,67 mil toneladas. A empresa responsável pela fabricação das peças é a Martifer, uma metalúrgica portuguesa que participou no Brasil da construção do Castelão (Fortaleza/CE), da Fonte Nova (Salvador/BA) e da Arena do Grêmio (Porto Alegre/RS).

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