TRE-AM monta posto biométrico no TCE-AM e reconhece apoio da corte

tce-biometria-1O Tribunal de Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), instalou na manhã desta segunda-feira (19) um posto de cadastramento biométrico, com cinco guichês, na biblioteca da Corte de Contas. A previsão é cadastrar 110 pessoas por dia.

O novo posto ficará no local por um período de 15 dia e atenderá, inicialmente, os servidores ativos, inativos, pensionistas do TCE-AM e seus respectivos familiares. Após a conclusão do cadastramento, o atendimento será voltado aos moradores do entorno do Tribunal e aos frequentadores da corte, segundo ressaltou o vice-presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, que inaugurou o posto com a presidente do TRE, desembargador Socorro Guedes Moura, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Yara Lins dos Santos.

Ao inaugurar o posto, o 11º até o momento, a desembargadora Socorro Guedes revelou que o TCE-AM — por meio do conselheiro Josué Filho e do colegiado — foi o primeiro órgão do Estado a dizer sim ao auxílio à Justiça Eleitoral do Amazonas, ao ceder 60 estagiários (contratados por meio de termo de cooperação com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – Cetam) para ajudar no cadastramento biométrico em toda a capital. “Poucas pessoas sabem, mas o TCE cedeu estagiários para ajudar na biometria em Manaus, que tem 1,2 milhão de eleitores, e o auxílio da corte de Contas está sendo de grande proveito para a cidadania. O TCE-AM e seus conselheiros colaboram, assim, com a cidadania e também com a Justiça Eleitoral”, afirmou.

tce-biometria-2De acordo com a desembargadora Socorro Guedes, o posto do TCE é pequeno, mas deverá agilizar o cadastramento biométrico dos servidores, familiares e também colaboradores (terceirizados e estagiários) do TCE. “Depois será feito o cadastramento dos moradores do entorno que tiverem o interesse. Basta vir agendar a biometria”, comentou, ao ressaltar que a biometria gera segurança à eleição.

O vice-presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, ressaltou que o TCE-AM firma parcerias com os órgãos para melhoria do serviço público e destacou que a instalação no novo posto é reflexo do apoio que a Corte de Contas vem dando à Justiça Eleitoral. “Estamos muito satisfeitos com esta nova parceria com  o TRE. Estamos de portas abertas sempre. Queremos unir forças, queremos colaborar, porque entendemos que isso é cidadania. Entendemos ainda que a biometria é um avanço, que concede mais segurança ao pleitos. Nós, como corte estruturada, queremos apoiar sempre”, comentou.

Rezoneamento eleitoral em Manaus

Com o trabalho de biometria, segundo o TRE-AM, está ocorrendo um rezoneamento de eleitores. O número de 13 zonas eleitorais deverá permanecer, mas com número de eleitores equalizados em cada. Assim, não haverá uma zona eleitoral maior que a outra, porque o eleitor poderá apresentar documento de identidade e votar próximo de casa, não havendo necessidade de deslocamento de ônibus ou de carro.

Nesta terça-feira (20), o TRE-AM abrirá um posto de biometria na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que atenderá os servidores da autarquia, além de industriários do polo industrial.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here