TRE-AM lança programa de saúde mental nesta sexta-feira (13)

Imagem: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) promove, nesta sexta-feira (13), o lançamento do programa de saúde mental, em parceria com a Clínica Equilibrium Saúde e Bem Estar. O projeto inovador em instituições públicas busca mapear, entre os servidores do tribunal, doenças como depressão e crises de ansiedade, causas de diversos afastamentos.O evento será realizado às 10h, no 4º andar do prédio sede do TRE-AM, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

“O programa busca a promoção da qualidade de vida, inteligência emocional e relacional na instituição”, informa a psiquiatra da clínica Equilibrium, Dra. Alessandra Pereira.

Conforme a médica, os transtornos depressivos e de ansiedade têm alta incidência na população mundial, e no Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas, o equivalente a 5,8% da população. “Estima-se que 15% da população geral apresenta diagnóstico de depressão ou ansiedade. Estudos demonstram que a maioria dos brasileiros com sintomas depressivos clinicamente significantes (78,8%) não recebem nenhum tipo de tratamento médico ou psicológico”, relata.

No Amazonas, esses transtornos configuram a terceira maior causa de inaptidão laboral em número absoluto e na configuração de dias perdidos de vida economicamente produtiva é o principal motivo, com tempo de afastamento maior se comparado com todas as outras patologias apresentadas pelos servidores.

Para a psiquitra, o Programa de Saúde Mental do TRE-AM busca intervir tecnicamente por meio de ações para auxiliar os servidores do poder judiciário eleitoral no enfrentamento desses distúrbios mentais e de comportamento.

“Com essa iniciativa, o TRE-AM espera como resultados a identificação precoce de funcionários em processo de adoecimento psíquico; encaminhamento dos servidores adoecidos ou em processo de adoecimento para tratamento médico e psicológico; a redução de índices de sintomas depressivos; a melhoria nas relações interpessoais entre os servidores; e a valorização do servidor fortalecendo sua estrutura psíquica e emocional”, descreve a médica.

Ações

O Tribunal irá promover quatro workshop´s interativos, com uma hora de duração cada no período de seis meses, com a exposição de técnicas e a abordagem dos seguintes temas: gerenciamento do estresse e qualidade de vida, manejo da ansiedade no cotidiano, inteligência emocional e relacional, em busca do sucesso: atingindo seus objetivos, nutrição e saúde mental, motivação e superação.

As ações incluem sessões de relaxamento e meditação, com técnicas de mindfulness, avaliações psicológicas para detecção precoce das doenças mentais, psicoterapia em grupo de cinco a 15 servidores. O programa contempla entrevistas devolutivas com o aconselhamento e encaminhamento dos servidores, segundo as necessidades detectadas em cada caso e a classificação de risco estabelecida, para acompanhamento médico ou psicológico, além da elaboração de um relatório com o diagnóstico da saúde mental dos servidores.

Sintomas

Mudanças de humor, tristeza, ansiedade, apatia, culpa, descontentamento pessoal e com questões profissionais, desesperança, perda de interesse, solidão, automutilação, choro, irritabilidade, isolamento social e embriaguez são alguns dos sintomas e ocorrências de pessoas que sofrem de transtornos mentais e comportamentais. Essas condições ambientais e de processos de trabalho podem desencadear patologias graves como ansiedade, depressão, transtorno de humor bipolar e até quadros psicóticos, iniciando com adoecimento leve e evoluindo sem o suporte necessário.

Serviço: Lançamento do Programa de Saúde Mental dos Servidores do TRE-AM
Data: 13/12/2019 sexta
Horário: 10h
Local: TRE-AM 4o. Andar – Av. André Araújo, 200 – Aleixo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here