Termo de cooperação técnica é assinado e canal digital da TV Câmara de Manaus irá ao ar em breve

Foto: Divulgação Senado Federal

O start que faltava para que o canal aberto de TV digital da Câmara Municipal de Manaus (CMM) comece a funcionar, finalmente foi dado nesta quarta-feira (16), por meio da assinatura do termo de cooperação técnica inédito firmado no gabinete da presidência do Senado Federal em Brasília. Em breve, a TV Câmara de Manaus – que atualmente é sintonizada nos canais 99 e 36 da Net, e 50.1 no canal aberto – irá funcionar em canal digital, na frequência 55.4 da TV Senado, com uma programação bastante diversificada.

A novidade irá integrar e interagir com o que a casa legislativa já possui em termos de mídia, que são a Rádio Câmara, a rádio cidadã (105,5); o portal www.cmm.am.gov.br; o Instagram ; o Facebook e o Twitter.

O acordo só foi possível, graças à intervenção do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), além das constantes idas e vindas do presidente da CMM, vereador Joelson Silva (PSDB), à capital federal, para viabilizar a parceria.

A cooperação técnica representa o primeiro arranjo técnico nesse formato no Brasil, pois um único canal irá retransmitir quatro sub-canais, integrando as TVs do Senado, Câmara Federal, Assembleia e Câmara de Vereadores.

O  termo foi assinado pelo presidente Davi. Os três senadores da bancada do Amazonas – Plínio Valério (PSDB), Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) – assinaram como testemunhas. Além da TV CMM, a TV Senado irá  receber o sinal da TV Assembleia do Amazonas.

Joelson Silva não conseguiu embarcar a tempo de participar do ato de assinatura, por conta de compromissos já agendados em Manaus, mas recebeu a notícia com a sensação do dever cumprido.

“Com trabalho e responsabilidade, nós concluímos mais uma fase importante no processo de aproximação do parlamento com o cidadão. Agradeço ao senador Plínio Valério pelo total empenho e por corresponder a todas as expectativas das pessoas desta cidade, e também aos demais senadores do Amazonas, que prestaram apoio à causa. Ao presidente Davi Alcolumbre, nossa sincera gratidão e a certeza de que uma semente foi plantada, em meio a tantas conquistas que ainda virão, em benefício da cidade de Manaus”, disse o presidente da CMM.

 Integração

Na solenidade de assinatura do acordo, Davi Alcolumbre destacou o fato de  Manaus ser a primeira cidade a contar com essa integração da TV Senado com as casas legislativas do Amazonas.

“Esse é o primeiro filho do Senado a proporcionar esse termo de cooperação com outras cidades do Brasil. Outros senadores já partirão desse exemplo concreto e faremos isso em outras cidades. A cidade de Manaus, o estado do Amazonas,  saem na frente, na dianteira, para fazer  esse evento histórico para o Brasil, para a Comunicação”, disse Davi Alcolumbre.

Plínio Valério destacou o compromisso do Senado Federal com Manaus e o estado do Amazonas, e ressaltou que o presidente Davi foi um guerreiro na defesa do acordo.

“Eu acompanhei, teve alguns momentos de dificuldades, mas deu certo. A TV Senado, com a qualidade que tem, integrada com a TV da Assembleia e a Câmara de Vereadores, será muito bom para o Amazonas. Sendo bom para o Amazonas, é bom para o Brasil”, disse Plínio Valério.

Semelhança

A parceria da CMM com o Senado será semelhante com o que já acontece entre a Rádio Câmara Cidadã de Manaus e a Câmara dos Deputados em Brasília, que possibilita a veiculação das notícias do parlamento federal na capital amazonense.

Transparência

De acordo com as tratativas, a CMM atendeu a todas as demandas solicitadas pelo órgão técnico responsável pela confecção do Termo no Senado. Pesou na balança a importância de a capital amazonense possuir um meio de comunicação tão importante, que pode expandir a transparência das ações do parlamento municipal para a população manauara.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here