Técnico cubano dá início ao treinamento dos atletas amazonenses de luta olímpica

O técnico Dagoberto  Arbolaez veio para ficar apenas um mês e concordou em ficar quatro
O técnico Dagoberto Arbolaez veio para ficar apenas um mês e concordou ficar quatro

Da Redação – Na manhã desta segunda-feira (10),aconteceu o primeiro treino da equipe amazonense de luta olímpica com o técnico cubano Dagoberto Arbolaez, 61, ocorrido no CT da Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro. O intercâmbio é resultado de um acordo firmado entre o Governo do Amazonas, envolvendo entidades brasileiras ligadas à modalidade, e Cuba.

A vinda do técnico estrangeiro tem como principal objetivo aprimorar a equipe do Amazonas visando as Olímpiadas de 2016, no Rio de Janeiro. Em princípio estava acordado que ele ficaria apenas um mês realizando os trabalhos, mas após uma conversa com a Secretária de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), Alessandra Campêlo, o prazo foi extendido para quatro meses.

"Vejo que os atletas amazonenses têm muito futuro. O triunfo reside nos detalhes", declarou Arbolaez
“Vejo que os atletas amazonenses têm muito futuro. O triunfo reside nos detalhes”, declarou Arbolaez

Nesse período de intercâmbio, Arbolaez ficará nas dependências da Vila Olímpica recebendo todo apoio necessário em termos de moradia e alimentação, além de uma bolsa auxílio. “Acredito que no intercâmbio que faço parte vou aprender muito com o Brasil e também irei ajudar muito com minha experiência. Sempre é bom um intercâmbio”, declarou o técnico cubano.

Reunindo quatro décadas de experiência na modalidade de luta olímpica, o cubano demonstrou estar muito otimisma com a equipe amazonense que passa a treinar, inclusive apostando que ao menos dois atletas farão parte da seleção brasileira. “Vejo que os atletas amazonenses têm muito futuro. O triunfo reside nos detalhes, pois a luta no mundo é a mesma. O que vai fazer a diferença é o detalhe. Estamos aqui trabalhando nisso para obter melhores resultados e na individualidade de cada um”, afirmou Dagoberto.

No Amazonas, a luta olímpica foi a modalidade olímpica que teve maior crescimento ano passado, afirmou Alessandra
No Amazonas, a luta olímpica foi a modalidade olímpica que teve maior crescimento ano passado, afirmou Alessandra

Para a secretária da Sejel, Alessandra Campêlo, o Amazonas é um dos estados que tem tido maior destaque nacional e até internacional na luta olímpica. Os avanços foram muitos nos últimos dois anos. Por conta disso, a vinda do técnico cubano Dagoberto vai servir para aprimorar não só a capacidade técnica dos nossos atletas, mas para aprimorar, inclusive as técnicas de treino dos nossos treinadores.”Além de treinar as equipes, eles vão capacitar os nossos outros técnicos da Vila e que trabalham hoje nos Centros de Convivência. A luta olímpica foi a modalidade olímpica que teve maior crescimento e destaque no esporte olímpico do Amazonas ano passado”, ressaltou Alessandra.

O Governo do Amazonas tem adotado como estratégia investir nas modalidades esportivas onde está se vendo maiores resultados, objetivando levar atletas nossos às Olimpíadas de 2016 e 2020. Na luta olímpica, por exemplo, nossos atletas tanto têm ido para fora do país aprimorar seu treinamento, técnica e talento, como agora recebe o apoio de um técnico estrangeiro. As sementes estão sendo lançadas agora para serem colhidas dentro de alguns anos. /// Roberto Brasil – Fotos: Áida Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here