Susam promove especialização em saúde mental em parceria com Fiocruz

A segunda turma ofertará 40 vagas
A segunda turma ofertará 40 vagas
A segunda turma ofertará 40 vagas

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) firmou parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz), para realizar o curso de Especialização em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, voltados prioritariamente para os profissionais da rede pública do interior do Amazonas. A primeira turma concluiu a pós-graduação lato sensu neste mês. 

O secretário estadual de Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho, destaca que a Susam tem investido, em parceria com as prefeituras, na reestruturação e no reordenamento da rede de assistência às pessoas com transtornos mentais ou dependência química de álcool ou outras drogas. “A formação de recursos humanos com a ampliação do número de profissionais especializados no atendimento desses casos, integra esse programa de investimentos”, disse Duarte.

Neste ano, como parte do programa de investimentos, a Susam inaugurou o primeiro Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos da rede estadual de saúde do Amazonas. Também inaugurou o Serviço Residencial Terapêutico “Lar Rosa Blaya”, que recebeu os pacientes que viviam no antigo Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. O Centro de Atenção Psicossocial Silvério Tundis, administrado pelo estado, também passou por uma ampla reforma para melhor adequar os serviços prestados à população.

Formação – A primeira turma do curso realizado por meio da parceria entre a Susam e a Fiocruz, formou 38 especialistas, entre psicólogos, enfermeiros, educadores físicos, terapeutas educacionais, pedagogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. Eles atuam em unidades de Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família, hospitais e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A segunda turma ofertará 40 vagas e, como a expectativa é que o número de inscritos supere os 100, haverá um processo seletivo para escolher quem fará parte da turma. As aulas ocorrerão na sede da Fiocruz, na rua Teresina, Adrianópolis, uma semana por mês, durante dez meses.

Entre os temas abordados estarão: atenção básica, cuidado para com o usuário de entorpecentes, condução de grupos, entre outros. “A ideia é mostrar como o profissional da saúde irá lidar com a questão da saúde mental, instrumentalizando-os, para que haja internação, na capital, apenas em último caso. Entre os objetivos está a resolutividade dos problemas no próprio local onde o paciente reside, mas com a assistência de uma equipe melhor capacitada”, destacou Lourdes Siqueira, responsável pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Ela explicou que, com a experiência da primeira turma, foi possível notar que os profissionais ligados à rede precisavam de capacitação, principalmente para lidar com pacientes com problemas mentais. “Então, foi importante passar essas informações sobre como conduzir as situações durante as abordagens”. Anterior a turma formada pela Susam, a Fiocruz já havia realizado um curso, especializando 80 profissionais de nível superior em Saúde Mental. A diferença, dessa vez, é que a grade terá um conteúdo programático específico, elaborado a partir de uma parceria entre as duas instituições, e levando em consideração as características e peculiaridades do interior do Amazonas e da rede implantada.

“O projeto pedagógico e o conteúdo programático foram especialmente pensados para atender as necessidades do manejo clínico da Atenção Psicossocial, respeitando os princípios da política nacional de Saúde Mental”, comentou Lourdes Siqueira. Ao todo, o curso terá 480 horas, uma média de 40 por mês. A coordenação da especialização está a cargo do psiquiatra da Fiocruz, Maximiliano Loiola. “Teremos 12 disciplinas tratadas como diferentes módulos. Os dez professores, em sua maioria mestres e doutores, são  convidados de diversas e respeitadas instituições de ensino do país e com  experiências de trabalho na construção do cuidado. Contamos também com o apoio do Ministério da Saúde (MS)”, disse.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here