Sucesso da organização da Copa credencia Manaus a receber outros eventos de grande porte, afirma José Melo

arena3O governador do Amazonas, José Melo, ao lado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, acompanhou nesta quarta-feira, dia 18 de junho, o jogo entre as seleções da Croácia e Camarões pela Copa do Mundo, na Arena da Amazônia, em Manaus. A operação montada pelo Governo do Estado e Prefeitura da capital para a Copa do Mundo, também aplicada na partida que terminou com goleada da seleção croata por 4 a 0, consolidou a funcionalidade da estrutura, credenciando a cidade a sediar novos eventos de grande porte, avaliou José Melo.

arena2

“Mais uma vez nossa estrutura funcionou perfeitamente bem. É uma prova que Manaus é uma cidade que se preparou. Não tem só uma bela floresta, belos rios, mas um povo ordeiro e hospitaleiro que sabe receber e é hoje uma cidade super estruturada, com potencial econômico e turístico para sediar outros eventos de grande porte”, afirmou o governador.

Segundo dos quatro jogos que acontecerão na Arena da Amazônia pela primeira fase da Copa, a disputa entre Croácia e Camarões teve momentos de tensão apenas dentro do campo, quando o volante Alex Song acabou sendo expulso por uma cotovelada em Mandzukic no primeiro tempo. No entorno do estádio, a estrutura montada para as áreas de segurança e saúde garantiu tranquilidade aos torcedores e moradores das proximidades.

arena1

A vitória Croata, que favorece a seleção brasileira e garante a classificação para a segunda fase do mundial mesmo diante de um empate contra Camarões, animou os torcedores e, para o governador, foi um espetáculo a parte. “Além de ter valido o jogo, que foi bem disputado, valeu ainda o comportamento da torcida que mais uma vez deu um verdadeiro show fazendo a ‘ola’, entoando ‘eu sou brasileiro’ e aplaudindo as boas jogadas. Continuo a dizer que nós vamos ganhar a taça de fairplay dessa copa”, disse José Melo.

Nenhuma ocorrência no entorno – De acordo com balanço do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), coordenado pelo secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o clima da partida entre Croácia e Camarões foi o mais tranquilo desde o inicio da Copa em Manaus.

Nas áreas de interesse constantes do Plano Integrado de Segurança, que envolvem 15 principais pontos de movimentação e concentração de público na capital, como porto, aeroporto, Arena da Amazônia, hotéis das delegações, Fan Fest e public view, atrações turísticas, nenhuma ocorrência foi registrada, informou ontem o coordenador-adjunto do CICC-R, coronel PM Raimundo Oliveira Filho.

Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Manaustrans, Exército, Corregedoria-Geral, Anatel, Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, Ciops e GGI são alguns dos 30 órgãos que coordenaram suas atividades a partir do CICC-R no segundo jogo da Copa em Manaus.

Pelo menos 5 mil agentes dos órgãos de segurança do Amazonas atuaram na operação desta quarta-feira, informou o secretário Paulo Vital. A maioria foi de policiais militares, responsáveis pela triagem do público que adentra o perímetro de segurança da arena e o policiamento da cidade como um todo. Cerca de 1.200 policiais foram empregados.

Reforço – O Governo do Amazonas recebeu nesta quarta-feira um reforço para as ações de segurança para a Copa do Mundo em Manaus. Trata-se de uma viatura blindada antitumulto para emprego no policiamento de choque.

A viatura antitumulto, que chegou no final da tarde, é usada para transporte da tropa de choque e é dotada de reservatório e canhão de água para lançar potentes jatos durante as operações, explicou o secretário estadual de  Segurança Pública.

“Recebemos mais esse importante legado para a segurança do Estado do Amazonas justamente no instante em que estamos avaliando o sucesso de mais uma operação na Arena da Amazônia, com um baixo nível de ocorrências criminais”, disse Paulo Roberto Vital. De acordo com o secretário, a viatura foi doada pelo Ministério da Justiça, para as cidades-sedes em reforço ao aparato de segurança. “Em Manaus, esperamos para os dois próximos jogos da Copa o mesmo clima de paz e tranquilidade proporcionada pelo cidadão amazonense, em perfeita integração com os turistas que nos visitam”, afirmou Vital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here