SSP firma cooperação técnica e vai qualificar agentes da Guarda Municipal de Coari

(Foto: Divulgação)

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Louismar Bonates, firmou na sexta-feira (3/5) convênio de cooperação técnica com o prefeito de Coari, Adail José Pinheiro Filho, para intensificar a atuação conjunta nas áreas de segurança e trânsito na cidade. Um dos principais pontos é a qualificação dos agentes da Guarda Municipal e a integração de câmeras de videomonitoramento da cidade ao sistema do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus.

Bonates está em Coari acompanhado do delegado geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, e do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Ayrton Norte, e comitiva, fazendo uma visita aos órgãos do sistema de Segurança do estado e do município. Ele conheceu a estrutura de funcionamento da Guarda Municipal e o Centro Integrado de Operações local (CIOPs), que conta com cerca de 300 câmeras.

“O objetivo aqui é integrar o trabalho feito pelo Estado com o do município para otimizarmos recursos e alcançarmos melhores resultados. É uma determinação do governador Wilson Lima trabalhar em conjunto, e por isso estamos fazendo essa cooperação que vai permitir, entre outras coisas, a instrução da guarda”, disse o secretário de Segurança.

Com a cooperação, a SSP-AM deve promover qualificação dos agentes de trânsito do município, dos guardas municipais e compartilhar sistemas para aperfeiçoar o trabalho do Ciops local.

Coari é a segunda cidade contemplada com a parceria da SSP-AM. Em abril, Tefé firmou convênio para qualificação da Guarda Municipal e deu o pontapé para implantar um Centro Integrado de Comando e Controle Municipal em Tefé.

A capacitação dos guardas municipais faz parte de um projeto-piloto que deve ser estendido aos demais municípios do Amazonas. “Estamos em tratativas com outros municípios, como Coari, Itacoatiara e Presidente Figueiredo, e vamos levar esse trabalho para todo o interior do Estado”, disse Bonates.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here