SMTU trabalha em novo sistema e reforça uso de faixas e passarelas

O pedestre precisa se habituar a utilizar a faixa e a passarela, afirma Pedro Carvalho
O pedestre precisa se habituar a utilizar a faixa e a passarela, afirma Pedro Carvalho

O novo sistema de Bus Rapid Service (BRS) encontra-se em fase de recapeamento e segundo o Diretor da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho. A obra será entregue até o final do ano. Ele fez um alerta para a resistência do pedestre no uso de passarelas e faixas sinalizadas nas áreas próximas.

“O trabalho está dentro do programado e dentro do pacote da cota”, disse Carvalho. No último final de semana, o trabalho foi realizado na Av. Djalma Batista e brevemente estarão entrando na última etapa correspondente a sinalização para a obra, a qual deve ser entregue até este final de ano.

O diretor chama à atenção para o pedestre, uma vez que deve ser considerado prioridade no trânsito. Carvalho afirma que embora a cidade tenha sido planejada no inicio somente para veículos, agora está se trabalhando no BRS e alerta que a população vai ter que aprender usar a faixa de pedestre e as passarelas.

Ano que vem deve acontecer concurso para suprir a falta de pessoal no orgão, revela Carvalho
Ano que vem deve acontecer concurso para suprir a falta de pessoal no orgão, revela Carvalho

O pedestre usar a passarela e a faixa

“É uma preocupação o número de acidentes na avenida Torquato Tapajós, onde ocorrem acidentes devido a insistência dos pedestres que atravessam em qualquer ponto dela, sem pensar nos riscos que correm”, frisa Carvalho. Ele explicou que há muitas pessoas que ficam levantando o braço, mas os carros não param. Esquecem que esse gesto apenas está relacionado onde existe uma faixa. Em função disso, reconheceu a falta de uma campanha educativa para mudar o hábito daqueles pedestres que se resistem à utilização das faixas e passarelas, que inclusive devem aumentar de número objetivando facilitar a chegada das pessoas diretamente aos pontos de ônibus.

“É bom pensar que é mais seguro atravessar pela passarela, pois o esforço nesse sentido é fundamental para evitar acidentes”, disse o diretor da SMTU. Ele também explicou que passarela com elevador só foi instalada uma no Manauara Shopping e que deverá existir outra em breve no shopping da Ponta Negra. Todavia, vale lembrar, o equipamento apenas pode ser utilizado por pessoas deficientes, idosas e outras especificas que apresentarem limitações físicas. Os demais devem seguir as recomendações que são repassadas aos pedestres na hora de atravessar pela faixa, ou seja, levantar a mão, esperar que os veículos parem e verificando isto atravessar a via, disse Carvalho.

Segundo explicação do diretor da SMTU, embora a fiscalização e orientações oferecidas pelo órgão sejam fundamentais, ainda são insuficientes pelo número de recursos humanos (guardas de trânsito e fiscais da SMTU). Em função disso, anunciou que o órgão pretende realizar ano que vem concurso público visando suprir essa defasagem, o que deve sanar a deficiência de funcionários, afirmou Carvallho.///Mercedes Guzmán – Fotos: Roberto Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here