Sindicato dos Jornalistas do Amazonas prepara prova de qualificação para repórter fotográfico

Repórteres fotográficos que estão exercendo a atividade sem o registro profissional terão a oportunidade de se regularizar mediante a prestação de exame de conhecimentos práticos e teóricos que será aplicado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), em Manaus e no município de Parintins. O objetivo da prova é qualificar profissionais para a obtenção de registro junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), além de capacitar tecnicamente e e apresentar o código de ética da profissão.

O processo, que começa pela divulgação do edital no dia 1º março, teve as datas definidas em reunião realizada na noite dessa terça-feira (23/01), na sede do Sindicato, cujo encontro foi coordenado pela presidente da entidade, a jornalista Dora Tupinambá, e pelo vice-presidente, Arnoldo Santos.

A comissão examinadora, formada por cinco profissionais da área, será coordenada pelo repórter fotográfico Edmar Barros. O prazo para a definição dos nomes que vão integrar a comissão é até a segunda quinzena de fevereiro. A comissão será formalmente nomeada pela direção do SJP/AM, no dia 19 de fevereiro. A publicação do edital do exame de qualificação ficou definida para o dia 1º de março. O período de inscrição e avaliação de documentação feita pelos candidatos vai até o dia 31 de março. A prova teórica será no dia 14 abril (sábado). Para quem for aprovado, haverá a prova prática, marcada para o dia 21 de abril (sábado). O resultado dos aprovados sairá no dia 1º de Maio. Todas as regras de avaliação e demais detalhes do processo estarão descritas no edital a ser publicado no dia 1º de março pelo SJPAM.

De acordo com a presidente Dora Tupinambá, o registro é destinado somente para profissionais que não têm formação em Comunicação Social/ Jornalismo. “A avaliação é uma forma de priorizar a qualidade do trabalho, emitindo o registro somente para aqueles que têm qualificação para exercer a função, assim como em qualquer atividade profissional”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here