SESI reinaugura escola no Cacau Pirêra

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De um lado, a educação básica, do SESI, do outro, a qualificação profissional, do SENAI. Essa será a nova realidade da Escola SESI David Nóvoa Alvarez, reinaugurada nesta sexta-feira (16) pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Silva, no Distrito do Cacau-Pirêra, no município de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus. Em atividade há 22 anos, a escola agora passa a integrar o espaço da Agência de Treinamento SENAI Elias Jacob Benzecry, o que veio concretizar a união SESI-SENAI no município.

De acordo com Antonio Silva, a mudança foi para trazer a escola para perto do público-alvo do SESI, o trabalhador da indústria e seus dependentes. A maior parte dos alunos da Escola David Nóvoa é filho ou dependente dos trabalhadores do polo cerâmico de Iranduba, concentrado principalmente no Distrito do Cacau Pirêra. “São novos tempos e precisamos nos adaptar a essa nova realidade. No final, todos saíram ganhando”, disse Antonio Silva.

Para concretizar a mudança, segundo Silva, a sede da Agência de Treinamento do SENAI foi submetida a uma grande reforma iniciada no final do ano passado e concluída na semana passada. A nova estrutura conta com quatro salas de aula, biblioteca, uma Estação Lego, além de área coberta destinada às atividades recreativas. A escola atende alunos do 1º ao 5º ano do fundamental.

Graças à ação compartilhada será possível aos alunos do SESI a utilização do laboratório de informática do SENAI. Neste espaço, a Agência SENAI Elias Jacob Benzecry, desenvolve cursos na modalidade de iniciação profissional, qualificação profissional e aperfeiçoamento profissional, com foco no segmento industrial.

A Escola SESI David Nóvoa deu início ao seu calendário escolar na última terça-feira (13) e, de acordo com a gerente da escola, Viviane Barroso, a acolhida dos alunos no primeiro dia de aula, como sempre, foi com muita música e animada pela turma do Sesinho, os bonecos-mascotes do SESI, que fazem a recepção das crianças em toda a rede.

Pai satisfeito, criança feliz

O montador Hércules Souza de Castro, 33, funcionário do Estaleiro Juruá, de Iranduba, pai do aluno do 4º ano, Diogo, de 9 anos, gostou muito da mudança de endereço da escola porque ficou mais perto do seu trabalho. “E o meu filho também está gostando, voltou da escola todo empolgado no primeiro dia de aula”, disse Hércules, que decidiu matricular o filho no SESI depois de conhecer as dependências da escola e de saber que o Diogo terá aulas de iniciação à robótica, para a criança uma novidade.

Para a aluna do 2º ano, Hanna Beatriz Araújo, 7, o primeiro dia de aula foi regado a alegria pela mudança. “Eu gostei de vir para a nova unidade, gostei muito da chegada, já conheci vários amiguinhos, os professores são ótimos” disse Hanna.

Segundo a técnica de educação da escola, Claudiane Costa, os profissionais da escola estarão empenhados em projetos com os alunos neste ano letivo, entre os quais: Educação Tecnológica com Robótica, Alimentação saudável, Projeto de combate à Dengue, em que as crianças sensibilizam a comunidade levando a mensagem de prevenção, Olimpíada de Língua Portuguesa, Olimpíada interna de Matemática e preparação dos alunos do 4º ao 5º ano para a participação da 2º Olímpiada de Matemática SESI. “Teremos um trabalho duro com nossos alunos, inclusive na alfabetização”, ressaltou Claudiane.

De acordo com a superintendente do SESI Amazonas, Rosana Vasconcelos, o SESI está presente na vida das pessoas desde a infância até a formação profissional, com proposta pedagógica e metodologia própria, além de eventos que procuram despertar nos alunos o interesse pela pesquisa, ciência e tecnologia. Entre esses eventos promovidos pelo SESI Amazonas, a superintendente destaca a Olimpíada SESI de Matemática, o Festival Literário e Cultural do SESI (Flics) e o Torneio de Robótica First Lego League. “Essas iniciativas educacionais beneficiam não só os alunos da Rede SESI, mas também de outras escolas privadas e também de escolas públicas”, disse Rosana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here