Servidores municipais doam sangue em apoio à campanha Junho Vermelho

(Foto: Divulgação/Hemoam)

A campanha Junho Vermelho tem o intuito de alertar a população sobre a importância da doação de sangue, e nesta sexta-feira, 28/6, servidores da Prefeitura de Manaus doaram sangue para ajudar a ação, na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Chapada, zona Centro-Sul.

Aproximadamente 20 funcionários e o titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos, se dispuseram a doar sangue em apoio ao fortalecimento da campanha Junho Vermelho e em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14 deste mês.

“Eu tenho a felicidade de ter conosco, na Semjel, servidores que se doam, pessoas dedicadas e comprometidas. A ponto de vir à Fundação Hemoam fazer sua doação de sangue, pois sabem que precisamos cuidar uns dos outros. É esse o olhar de integração com questões sociais que o prefeito Arthur Virgílio Neto tem para com os servidores municipais”, ressaltou o secretário João Carlos.

Dados gerais do Ministério da Saúde estimam que se 3% a 5% da população fosse doadora de sangue não haveria escassez do produto durante o ano. Porém, menos de 2% da população é doadora de sangue no país. No Amazonas, com uma população de mais de 4 milhões de habitantes, o Hemoam tem cadastrados 510.649 mil doadores voluntários. No entanto, o número de pessoas que comparecem regularmente gira em torno de apenas 9 mil/ano.

O diretor-técnico do Hemoam, Rodrigo Leitão, comentou o resultado da campanha Junho Vermelho. “O panorama geral foi muito bom. Os doadores responderam ao chamado veiculado na imprensa e o estoque foi bastante satisfatório. Ainda estamos com deficiência nos sangues raros que são os dos grupos de RH Negativo, tanto do grupo O quanto do grupo A. Em uma análise geral a campanha foi muito boa, foi correspondida e a gente teve bastante sucesso”, avaliou.

Empolgada com o fato de poder ajudar outras pessoas, a servidora Cláudia Machado não via a hora de poder doar sangue. “Eu sempre quis doar sangue, mas sempre teve um impedimento, sempre teve alguma coisa. É algo que eu sempre quis, doar sangue e se possível os órgãos também. Eu estava muito feliz desde ontem para vir doar”, declarou.

Critérios

 

Para doar sangue, é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos. É preciso ainda estar munido de documento original e oficial com foto. Menores de idade também podem doar caso estejam acompanhados dos pais ou responsável legal.

A coleta dura entre cinco e dez minutos, e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, leva de 30 a 60 minutos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here