Servidores da ALEAM elegem Belarmino Lins presidente para o biênio 2019/2020

(Foto: Divulgação/Aleam)

Durante oito dias do mês de dezembro, os portais Blog da Floresta, Foco Amazônico, AM Hoje e Roteiro de Notícias aferiram as opiniões de 615 servidores efetivos e comissionados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), que se manifestaram sobre os nomes que concorrem à presidência da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019/2020.

Três vezes presidente do Poder nos períodos 2005/2006, 2007/2008 e 2009/2010, o deputado Belarmino Lins (PP), a caminho do seu oitavo mandato estadual consecutivo, foi ungido com 315 votos entre os servidores entrevistados. O deputado Serafim Corrêa (PSB), reeleito para o seu segundo mandato na Aleam, ficou na segunda colocação abocanhando 96 sufrágios. O deputado Josué Neto (PSD), com 40 votos, ficou em terceiro lugar. Na quarta colocação ficou o deputado Dermilson Chagas (PP) com 16 votos.

Um fato curioso da pesquisa foi a manifestação de 148 servidores propensos a votar em David Almeida (PSB) caso ele pudesse disputar o atual pleito na Casa. Como se sabe, David, que comanda o Poder pela segunda vez, não pode concorrer por força regimental e pelo fato de ter preferido disputar o governo do Estado nas eleições gerais de 2018, abdicando de sua reeleição para mais um mandato de deputado.

Conforme as manifestações, David surfa na onda do seu recente pacote de medidas favoráveis aos servidores, tais como o pagamento da diferença da Data-Base de 2017, além de ter elevado o valor do Vale-Alimentação de efetivos e comissionados e do Vale-Medicamento dos aposentados. O pacote de agrados se juntou ao pagamento do 13º terceiro salário dos servidores contemplados.

O juiz Walber Souza Oliveira, titular da Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM), defendeu a legalidade da aferição, ressaltando que o levantamento é questão interna da Aleam, sem implicações políticas no quadro geral do Estado. As eleições na Aleam ocorrerão em 1º de fevereiro de 2019.

DIREITO DE VOTAR

Durante a realização da consulta popular entre os servidores do Poder Legislativo Estadual ficou patente a vontade deles de participarem diretamente do processo eleitoral para a escolha dos membros da Mesa Diretora da Aleam que ocorre de dois em dois anos.

A grande maioria sugere a formação de uma comissão de servidores para debater com os deputados a elaboração de um dispositivo legal que altere o Regimento da Casa e permita a participação dos funcionários efetivos e comissionados. Pela proposta, o deputado vencedor entraria na disputa em plenário com dois votos assegurados: o seu próprio e o dos servidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here