Serviços da Gerência de Fauna do Ipaam podem ser solicitados por telefone

Os animais são levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde são avaliados
Os animais são levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, onde são avaliados

Para facilitar o acesso da população aos serviços da Gerência de Fauna (Gfau) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Governo do Amazonas disponibiliza o telefone  2123-6739, nos dias de semana, durante o horário de expediente do órgão (das 8h às 17h), e o telefone 2123-6700, nos dias de semana à noite e também nos sábados, domingos e feriados. Um dos serviços é o resgate de animais silvestres.

A Gfau foi criada neste ano e iniciou as suas atividades em março, após assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Por meio desse documento, o Ibama e o Ipaam compartilham as atividades de gestão de fauna no Estado do Amazonas.

Tipos de resgates – Segundo a gerente de fauna do Ipaam, Sônia Canto, existem três tipos de resgates. Um deles é a entrega voluntária. O segundo tipo é o por solicitação, quando um cidadão aciona o resgate ao  Ipaam, que também não gera multa. O terceiro tipo é o por apreensão, quando é o órgão que identifica uma situação de crime ambiental contra a fauna e o animal precisa ser apreendido, gerando multa para o infrator.

Os animais que são apreendidos são levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, local onde são feitas as avaliações do estado de cada animal. No caso do periquito entregue voluntariamente, a recuperação física pode levar de 20 a 40 dias, conforme estimativa dos técnicos que receberam a ave.

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