Serviço para detectar de forma precoce o HIV, sífilis e hepatite será ampliado na capital

teste-rapido-hivManaus continua investindo na meta de ampliação da oferta de teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que está preparando para outubro uma nova capacitação em Testagem Rápida e Aconselhamento. O público alvo são 60 enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona Sul de Manaus.

“Atualmente, a Semsa oferece o teste rápido em toda a cidade, por meio de 73 UBSs. Com a nova capacitação, a zona Sul, onde 19 unidades de saúde já oferecem o serviço, contará com mais 18 UBSs realizando a testagem rápida, totalizando 37 pontos de atendimento”, informou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A Semsa realizou nos meses de julho e agosto uma média mensal de 5,4 mil testes rápidos para HIV; 5,3 mil para sífilis; e 4,4 mil para hepatite C.

De acordo com a técnica responsável pelo programa de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids) e Hepatites Virais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), assistente social Ivamar Moreira da Silva, os profissionais que serão capacitados trabalham em 17 Unidades Básicas de Saúde da Família e na UBS Nilton Lins, inaugurada no mês de julho. Além disso, a capacitação vai envolver profissionais das UBSs José Rayol dos Santos, no bairro Flores, e Morro da Liberdade, no bairro Morro da Liberdade.

“São as duas UBSs da zona Sul que funcionam em horário ampliado, das 7h às 21h, e que já oferecem a testagem rápida, mas que precisam disponibilizar o atendimento de manhã, tarde e noite, e por isso, mais profissionais precisam ser capacitados”, assegurou a assistente social.

Nas UBSs que trabalham com a Estratégia Saúde da Família, a prioridade é garantir e facilitar o aceso ao teste rápido para as mulheres que realizam o pré-natal, já que o HIV, sífilis e hepatite podem ser transmitidos para o bebê durante a gestação e o parto.

“Normalmente as gestantes que são atendidas nas Unidades Básicas de Saúde da Família, que não oferecem o teste, são encaminhadas para realizar o exame nas UBSs que já oferecem o serviço. O objetivo é fazer com que a gestante possa fazer o teste rápido no mesmo local onde realiza o pré-natal, não havendo necessidade de deslocamento da paciente para outro ponto de atendimento, acelerando o início do tratamento quando o exame tem resultado positivo”, ressaltou Ivamar Moreira.

A capacitação vai acontecer nos dias 07 e 08 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em duas turmas, no auditório da UBS Japiim, rua 31 de Março, 710, conjunto 31 de Março, bairro Japiim I.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here