FOTO: Divulgação/Semsa

A partir desta segunda-feira, 5/4, o atendimento psicológico oferecido pela Prefeitura de Manaus voltará a ser presencial nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que disponibilizam o serviço. O retorno a essa modalidade considerou a tendência de queda nos números de contaminação pelo coronavírus, causador da Covid-19.

Desde o dia 21 de janeiro deste ano, pessoas que apresentassem desconforto ou sofrimento emocional em razão da pandemia, podiam recorrer ao serviço de apoio psicológico on-line, oferecido pela prefeitura. Nesse período, foram realizados 955 atendimentos, sendo 580 de forma remota e 375 presenciais.

“Nossas equipes fazem o monitoramento dos atendimentos e vêm observando queda nos casos de síndromes gripais e Covid-19. Tanto que as 22 unidades que faziam o atendimento exclusivo a casos suspeitos dessas doenças já estão recebendo as demandas da rotina da rede municipal de saúde. Com isso, o prefeito David Almeida orientou que também o apoio psicológico voltasse a ser feito presencialmente, nas sete unidades que dispõem desse serviço, além dos Centros de Atenção Psicossocial, cujos atendimentos não foram interrompidos. E, claro, seguindo os protocolos de segurança, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social”, explicou a secretária interina de Saúde, Aline Rosa Martins.

Com o retorno presencial, os atendimentos on-line, que eram realizados por meio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp, deixarão de acontecer.

Em 2020, a média de atendimento mensal dos psicólogos das policlínicas da Semsa foi de 150 atendimentos, em razão das medidas de restrição de circulação em virtude do cenário pandêmico naquele ano.