Semsa prepara campanha Antirrábica Animal

Só poderão ser vacinados animais acima de três meses
Só poderão ser vacinados animais acima de três meses

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai iniciar na próxima terça-feira, dia 29, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que deve imunizar aproximadamente 204.302 animais, entre cães e gatos na zona urbana de Manaus. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, 120 equipes de vacinadores estarão atuando até o dia 16 de dezembro.

“A população deve ficar atenta para receber em casa equipes que irão trabalhar realizando visitas para aplicar a vacina antirrábica. Os vacinadores estarão identificados com a camisa e o colete de vacinador, e a solicitação é para que os proprietários dos animais recebam bem os vacinadores, sempre que possível auxiliando na contenção dos animais para a aplicação da vacina”, explica Evandro Melo.

Só poderão tomar a vacina animais com mais de três meses de vida e que estejam em boas condições de saúde. Caso os vacinadores não encontrem os proprietários dos animais em casa, a equipe deixará um comunicado informando que visitou a residência com um telefone de contato para informações sobre as possibilidades de vacinação.

A raiva é uma doença grave causada por vírus do gênero Lyssavirus que ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos mamíferos. O vírus é temporariamente eliminado principalmente pela saliva do animal doente e, geralmente, é transmitido quando o animal infectado morde, arranha profundamente ou lambe a pele lesionada de um outro animal ou pessoa.

Depois do início dos sintomas, os mamíferos normalmente adoecem e morrem, em média, em 10 dias. “Por ser uma doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos e por apresentar letalidade em 100% dos casos, a raiva é uma zoonose de grande importância na saúde pública. O objetivo da campanha é imunizar cães e gatos, tanto para proteger os animais quanto para evitar a ocorrência de casos de raiva humana, que não são registradas há mais de 25 anos em Manaus”, destaca o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Francisco Zardo.

A meta da campanha, segundo Francisco Zardo, é vacinar 155.823 cães e 48.479 gatos. A Semsa também estuda a possibilidade de implantar quatro postos fixos nas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul, caso haja demanda para o atendimento. Na zona Rural, tanto terrestre quanto fluvial, a vacinação antirrábica animal foi realizada entre os meses de abril e julho, atingindo oito mil animais.

Sintomas

Os sintomas da Raiva podem demorar a aparecer, mas quando o vírus atinge o sistema nervoso do animal, este pode apresentar os seguintes sinais de forma progressiva e rápida: mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento); cães e gatos apresentam “tiques” como se estivessem mordendo o ar; salivação abundante; dificuldades para engolir; fotofobia (aversão à luz); mudanças nos hábitos alimentares; e paralisia das patas traseiras.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here