Semsa abre semana de atividades de combate ao Câncer Bucal

As pessoas devem ficar alertas e sempre observar a boca
As pessoas devem ficar alertas e sempre observar a boca
As pessoas devem ficar alertas e sempre observar a boca

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) comemorou, neste domingo, 25, o Dia do Dentista com a abertura da Semana de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer Bucal, que vai até o dia 31 de outubro. Este ano, as equipes da especialidade irão ampliar o alcance da ação a partir da ‘busca ativa’, especialmente em pacientes que apresentam algum dos fatores de risco para a doença como, por exemplo, idosos, fumantes, alcoólatras, imunossuprimidos (baixa imunidade) e trabalhadores com exposição contínua ao sol.

A abertura da campanha ocorreu no Parque dos Bilhares, com a parceria do Conselho Regional de Odontologia (CRO-AM). Na programação, uma caminhada de conscientização aos cuidados com a saúde bucal e ginástica.

combate-cancer-bucal-bilharesA diretora do Departamento de Atenção Primária da Semsa, Kassia Veras, enfatizou na abertura que a prefeitura tem trabalhado no sentido de garantir a população acesso aos cuidados com a saúde bucal. “Incentivamos a necessidade de exames periódicos nos nossos consultórios odontológicos. Isso é fundamental para prevenir doenças mais graves. As pessoas devem ficar alertas e sempre observar a boca e, caso percebam alguma ferida, devem procurar imediatamente uma unidade de Saúde “, alertou.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia, João Batista Figueiredo, destacou a importância da iniciativa da Prefeitura em alertar a população sobre como identificar perigos de câncer bucal. “Parabenizo a Prefeitura pelo primeiro lugar no Prêmio Brasil Sorridente, que demonstra a preocupação na saúde bucal. O CRO é parceiro da Semsa e estamos juntos cada vez mais na valorização do profissional e parabéns a todos pelo Dia do Dentista”, afirmou.

Em 2014 foram realizadas 186 atividades educativas e 2.415 exames bucais, na última edição da semana de prevenção. Também foram identificadas 137 lesões com potencialidade para o câncer, que foram encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para confirmação do diagnóstico, por meio de exames de biólogicos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here