FOTO: Divulgação / Semmas

Quem passou pela avenida governador José Lindoso, também conhecida como “avenida das Torres”, na tarde de quarta-feira (2) pôde ver mudanças que serão realizadas no local. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou o plantio de 200 mudas de açaí, ao longo dos primeiros 500 metros da ciclovia.

A ação de plantio é a primeira da campanha “Junho Verde”, realizada pela Semmas, em alusão ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho. No local também foi realizada a distribuição de 500 mudas de plantas ornamentais, frutíferas e medicinais, como parte do programa ambiental Manaus Verde, cuja meta é doar 100 mil mudas até o fim de 2021.

De acordo com diretor do Departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmas, Deyvson Braga, a ação no entorno da ciclovia visa criar um corredor arborizado no local. A atividade de plantio no local continuará na sexta-feira, 4/6.

“A ideia é criar um corredor arborizado ao longo da faixa destinada aos ciclistas, proporcionando sombra e melhor sensação térmica, além de beleza natural à região”, afirmou o diretor.

Queimadas

Em paralelo à ação de doação e plantio de mudas de plantas, a Divisão de Educação Ambiental da Semmas também esteve presente no local com o trabalho educativo e de sensibilização de combate às queimadas. Os agentes distribuíram revistas em quadrinhos, como forma de sensibilizar as crianças no Mês do Meio Ambiente.

Raimundo Araújo, coordenador dessa ação, informou que o trabalho de combate às queimadas tem um retorno muito positivo da população.

“Nessas ações, mostramos que a Prefeitura de Manaus está vigilante, mas que precisa do apoio da população para combater esse tipo de ilícito ambiental. Quando a cidade amanhece encoberta de fumaça, muita gente reclama. Mas será que todos fazem o seu papel? Por isso que a gente vai às ruas mostrar que o trabalho integrado, entre o poder público e a população, é importante para todos”, completou.

Parques abertos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade informa que os Parques Municipais Lagoa do Japiim, zona Sul, e Mindu, na zona Centro-Sul, estarão de portões abertos neste feriado de Corpus Christi. O Mindu funcionará de 6h às 17h, já o Lagoa do Japiim, das 6h às 18h.

Além de poder praticar atividades físicas como caminhadas e corridas, os frequentadores poderão retirar mudas de plantas que estão sendo doadas nesses locais por conta do “Junho Verde”, campanha que tem uma programação especial voltada ao Mês do Meio Ambiente.