Semmas e Implurb recebem equipamentos para a otimização de processos

MANAUS/AM - 08//10/2014VISITA DO BID A SEMMAS.FOTO: PAULA PESSOA/PROURBISUma missão composta por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitou nesta quarta-feira, 8, a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) para conhecer os novos equipamentos adquiridos e doados ao órgão pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), por meio de financiamento do BID. Além da Semmas, o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) também recebeu do Prourbis a doação de um arquivo deslizante, o que vai garantir a economia de 70% do espaço, se comparado a outros arquivos convencionais.

A visita à Semmas foi acompanhada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, e contou com a participação da chefe da equipe do Prourbis do BID, Márcia Casseb, além de uma comitiva de representantes da instituição.

MANAUS/AM - 08//10/2014VISITA DO BID A SEMMAS.FOTO: PAULA PESSOA/PROURBISCom os novos equipamentos, o Departamento de Gestão Ambiental e Territorial da Semmas passa a contar com um reforço tecnológico para o trabalho de análises e medições de campo, processamento de dados, mapeamento, identificação e gestão propriamente dita das áreas de proteção e preservação permanente do município. O setor passa a ser um dos mais bem equipados do Estado, como medida de fortalecimento institucional do Prourbis junto a outros órgãos municipais, por meio do incentivo do BID. Entre os itens, estão scanners de última geração, uma impressora “Plotter” para grandes impressões e sistemas de GPS de precisão, que tornam os levantamentos bem mais ágeis. Foram adquiridos também radiocomunicadores, binóculo, máquinas fotográficas digitais, ultrabook com tela digitalizadora, monitores de alta resolução e tablets.

Na visita ao órgão, a chefe da equipe do Prourbis do BID, Márcia Casseb, parabenizou a secretaria pela forma que vem conduzindo o trabalho de gestão ambiental do município e disse torcer pelo fortalecimento da parceria a partir da implantação de novos projetos. “Com os novos itens cedidos pelo programa, esperamos estar contribuindo para que a Prefeitura de Manaus aumente a produtividade e a modernização de procedimentos como o Licenciamento Ambiental e o Geoprocessamento, além do desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou.

MANAUS/AM-08-10-14-VISITA DO BID AO IMPLURB.FOTO; PAULO PESSOA/IMPLURBO diretor de Gestão Ambiental e Territorial da Semmas, Andrew Murchie, disse que alguns equipamentos são inéditos no setor, a exemplo do scanner. “Com ele nós poderemos digitalizar e catalogar diversos tipos de plantas, algo que não era realizado com essa facilidade e que a partir de agora otimizará o nosso trabalho e de outros órgãos municipais”, explicou.

Os representantes do BID percorreram os setores da secretaria onde estão instalados os equipamentos, acompanhados pelo subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e pela diretora Técnica Operacional da Semmas, Aldenira Queiroz. No Departamento de Gestão Territorial e Ambiental (DGTA), receberam informações sobre como se dará a utilização dos equipamentos.

MANAUS/AM-08-10-14-VISITA DO BID AO IMPLURB.FOTO; PAULO PESSOA/IMPLURBNovo arquivo – No Implurb, a doação foi de um arquivo deslizante, o que tornará o sistema mais moderno e eficiente. O sistema está instalado em um prédio anexo ao instituto.

Segundo o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade, com o novo sistema, a economia de espaço é de até 70% da área ocupada, se comparado a outros arquivos convencionais. “A facilidade de manutenção, a segurança de acesso ao material arquivado, a garantia e a durabilidade são os aspectos positivos deste novo investimento”, salientou.

O novo modelo de arquivo é fabricado em aço para se movimentar sobre trilhos instalados diretamente no piso (por isso o nome “deslizante” ou corporativo). O seu deslocamento permite a abertura de um corredor móvel no local da consulta, substituindo corredores fixos de sistema de arquivamento convencionais, tais como estantes fixas, arquivos de gavetas, armários e outros, otimizando os espaços.

Segundo André Cabral, presidente da Comissão de Licitação do Implurb, o novo equipamento, que já está instalado, já começou a trazer benefícios. “O arquivo do Implurb é tão grande que temos um prédio exclusivo para este serviço. Com esse novo modelo, o espaço que ganhamos é enorme”, ressaltou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here