Semana do Meio Ambiente 2015 terá áreas verdes como foco das homenagens

MANAUS/AM - 29-05-15 Semana do Meio Ambiente 2015 terá as áreas verdes como foco das homenagens ao Dia Mundial do Meio Ambiente. FOTO: ASSESSORIA /SEMMAS

MANAUS/AM - 29-05-15 Semana do Meio Ambiente 2015 terá as áreas verdes como foco das homenagens ao Dia Mundial do Meio Ambiente. FOTO: ASSESSORIA /SEMMAS

Conceituar as áreas verdes e mostrar à população quais são os benefícios e formas corretas de apropriação desses espaços protegidos. Com esse objetivo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), promove nos próximos dias 2, 3 e 5 de junho, a Semana do Meio Ambiente 2015, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06).

A programação estabelecida vai contemplar desde a inauguração da primeira unidade do Projeto Espaço Verde na Comunidade, que visa promover a recuperação de áreas verdes aprovadas em projetos de loteamento da cidade, passando pela realização da 1ª Jornada de Educação Ambiental, que terá como tema “Conceituando o Verde”, buscando estabelecer diretrizes para o trabalho desenvolvido em espaços formais e não-formais de educação ambiental.

A programação finaliza com a realização de atividades de integração com a natureza reunindo idosos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), no Parque Municipal do Mindu. Entre outras ações, os idosos estarão realizando o plantio simbólico de sumaumeiras numa área de nascente recuperada do parque.

MANAUS/AM - 29-05-15 Semana do Meio Ambiente 2015 terá as áreas verdes como foco das homenagens ao Dia Mundial do Meio Ambiente. FOTO: ASSESSORIA /SEMMAS

A programação começa na terça-feira, 2, às 17h, com a inauguração do Espaço Verde Campo Dourado, dentro do Projeto Espaço Verde na Comunidade. O espaço fica na Rua Santa Terezinha, esquina com a Fortaleza, Loteamento Campo Dourado, Cidade Nova, zona Norte (acesso pela avenida G). Trata-se da primeira unidade do Projeto Espaço Verde na Comunidade, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, com a finalidade de recuperar áreas verdes da cidade e reaproximá-las da população, por meio de intervenções realizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf), Limpeza e Serviços Urbanos (Semulsp) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

A primeira área contemplada do Loteamento Campo Dourado beneficiará aproximadamente 78 mil habitantes que ocupam as 16 mil casas existentes no conjunto.

Os moradores sempre defenderam a área verde da localidade e agora ganham uma área de recreação e convivência nos trechos antes degradados. O espaço passa a ter quadra de futebol e vôlei de areia, playground, academia ao ar livre, bicicletário, pista de caminhada com 500 metros, bicicletário, iluminação de LED (36 postes de iluminação instalados), o que deu à área a sensação de segurança e bem-estar que tanto os moradores desejavam. O projeto será inaugurado marcando o início de uma série de intervenções de recuperação de áreas verdes aprovadas em projetos de loteamento da cidade.

Na quarta-feira, 03/06, a programação da Semana de Meio Ambiente prossegue com a realização da 1ª Jornada de Educação Ambiental de Manaus. O evento acontecerá no Chapéu de Palha do Parque Municipal do Mindu, no Parque Dez, das 9h às 17h. O objetivo da Semmas é, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a participação de órgãos ambientais e de pesquisa da esfera estadual e federal, estabelecer as diretrizes para a formulação de uma política municipal de Educação Ambiental.

A jornada reunirá representantes de instituições governamentais e não-governamentais, entre os quais Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ibama e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que terão a oportunidade de mostrar suas experiências voltadas à preservação, através da exposição de trabalhos que subsidiarão a elaboração do plano municipal de educação ambiental. O evento, será composto de mesa-redonda e roda de conversa entre grupos sobre os temas “Educação ambiental nos espaços não-formais” e Conceitos de Unidades de Conservação, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Áreas  Verdes” e  se encerrará com a leitura da Carta Aberta da 1ª Jornada de Educação Ambiental de Manaus. O evento contará com a participação da Banda dos Fuzileiros Navais do Comando do 9º Distrito Naval.

Na sexta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/06, a partir das 8h, no parque Municipal do Mindu, a Semmas reunirá mais de 200 idosos que integram os grupos de Atividades Físicas e de Teatro da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) para a realização de uma manhã de atividades de integração com a natureza. Sob a coordenação dos professores Raimundo Araújo e Lilian Machado Carneiro, serão realizadas caminhada pelas trilhas, a apresentação de uma esquete teatral pelo Grupo Renascer e o plantio simbólico de mudas de sumaumeira na APP de uma nascente recuperada pela equipe de gestão do Parque Municipal do Mindu.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here