Sema inicia reunião do Conselho Gestor com moradores da RDS Uatumã

Foto: Divulgação/Sema
Foto: Divulgação/Sema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), inicia nesta quinta-feira (22/3) a capacitação seguida por reunião do Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã, no Município de São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus).

De acordo com o técnico da Sema Iranildo Siqueira, as atividades acontecem nos dias 22 e 23 de março e tem como objetivo orientar os moradores das 20 comunidades rurais que compõe a RDS. “A capacitação é um processo de empoderamento dos conselheiros para que o conselho possa funcionar ativamente por meio de deliberações pautadas nas ações realizadas na Unidade de Conservação (UC)”, afirmou Iranildo.

A reunião do Conselho Gestor acontece nesta sexta-feira (23/3), sendo a primeira do ano, com a presença dos novos conselheiros aptos a exercer o trabalho. A troca de conselheiros é realizada a cada dois anos e a renovação dos assentos acontece por indicação dos próprios moradores e entidades, que escolhem seus novos representantes.

Representantes – As atividades serão desenvolvidas pela equipe técnica da Sema, por meio do Demuc, com participação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Eletrobrás Amazonas Energia, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), prefeituras e câmaras de vereadores de São Sebastião do Uatumã, Itapiranga e Presidente Figueiredo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Colônias de Pescadores, associações das comunidades da RDS Uatumã, representantes comunitários dos três polos da RDS Uatumã e Agentes Ambientais Voluntários (AAV).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here