Sema faz revisão do plano de gestão da RDS Rio Amapá, em Manicoré

(Foto: Domingos Petruceli/Ipaam)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc) iniciou no dia 15/08 a Oficina de Planejamento Participativo (OPP) da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Amapá, nas comunidades rurais de Jatuarana e Urucury, no município Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus). 

De acordo com a gerente da Unidade de Conservação (UC), Francisca Pimentel, as atividades aconteceram encerraram no dia 21 e teve como objetivo principal, elaborar melhores ações do plano gestor daquela RDS para ampliar os benefícios ambientais aos moradores das comunidades. “As oficinas foram realizadas para buscar possibilidades de melhorias aos comunitários e a todos receberam a oficina”, disse. 

No local, segundo a técnica, também foi realizada uma reunião para a revisão do Acordo de Pesca da Sema, onde foram estipuladas novas as regras para a utilização dos recursos pesqueiros no rio Madeira e todo o entorno da RDS. As novas medidas foram inseridas no plano de gestão da UC, onde serão votadas na próxima reunião que tem data prevista para o dia 17 de setembro. 

O trabalho envolveu uma equipe técnica da Sema e contou com o apoio dos comunitários assistidos pela Unidade de Conservação e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here