Sem querer, Irlanda legaliza drogas pesadas

Expectativa é que liberação caia na quinta-feira
Expectativa é que liberação caia na quinta-feira
A expectativa é que a liberação caia na quinta-feira

O governo da Irlanda corre contra o tempo para tornar novamente ilegal diversas drogas psicoativas (como ecstasy, ketamina e cogumelos alucinógenos) cujas posses foram acidentalmente liberadas nesta terça-feira (09).

As informações são do jornal Irish Times e foram confirmadas pelo ministro da Saúde Leo Varadkar. A expectativa é que a legalidade destas substâncias seja derrubada à 0h da próxima quinta-feira.

De acordo com Vadkar, a venda, importação e exportação das substâncias permanecem ilegais. O deslize, contudo, não legaliza outras drogas como a maconha, a cocaína e a heroína.

A confusão aconteceu depois que uma corte considerou inconstitucional as alterações feitas por diferentes governos em uma lei de 1977 que regula o tema. Segundo o jornal The Independent, tal lei foi modificada para a inclusão de novas substâncias, mas as mudanças não foram feitas com a aprovação do parlamento.

A publicação informou que a câmara baixa do país, que inclui o presidente e o Senado, se reunirá nesta noite para aprovar uma lei emergencial e reverter a situação. O problema é que o dispositivo entrará em efeito apenas 24 horas após a sua assinatura. Ou seja, até lá, drogas como ecstasy, ketamina e até mesmo cogumelos alucinógenos estarão legalmente liberadas.  (Exame)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here