Sejel trabalha para alavancar os esportistas do Amazonas

Sec. Caio André

Em entrevista ao Blog da Floresta, na Vila Olimpica, localizada na Avenida Pedro Teixeira, bairro, Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, o secretario de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Caio André Pinheiro Oliveira, a falou do esporte no interior do estado, da reativação do Conselho da Juventude e dos desafios desta secretária, bem como sua participação no arraial esportivo.

Depois de ter visitado vários municípios no interior e participado dos Jogos Estudantis, o secretario da Sejal disse que o esporte no interior está muito incipiente. “Temos muito a fazer. O interior é carente em muitas coisas, principalmente no esporte. Há um esforço muito grande como é o caso do atletismo, handiboll e outros mesmo carentes de recursos que têm se destacado”, destacou.

“Existe potencial muito grande nos jovens amazonenses. Muita vontade de trabalhar e vencer. Eles têm mostrado esse potencial nas suas regiões, mas infelizmente as estruturas precárias e outras dificuldades às vezes são maiores. A Sejel tem apoiado para a realização destes Jogos e temos avançado no trabalho deixando nos municípios o curso de arbitraje, roupa esportiva, materiais e outros”, salientou o secretario Caio André.

Programa “Viva Esporte”

Caio André também afirmou que o programa Viva Esporte levará ao interior materiais e professionais capacitados para praticar diversas modalidades. Indicou também a luta olímpica na região do Baixo Solimões como exemplo de atletas de origem indígena, entre os quais Rosa Maria no arco e flecha que se nos representam em eventos nacionais e internacionais, todos com apoio da Sejel.

Reativação do Conselho Estadual da Juventude

Na sexta-feira (14/6), durante a Conferência Estadual Extraordinária de Juventude, o Governo do Amazonas, por meio da Sejel, deu posse aos 18 membros que irão a compôr o Conselho Estadual da Juventude (Cejam) para o biênio 2019-2021. “São conselheiros eleitos para trabalhar em prol do esporte no interior, sem inferência da politica partidária com o objetivo de criar politicas públicas voltadas para a juventude”, destacou o títular da Sejel.

“Reativar o Cejam é construir uma relação entre governo e a sociedade civil, e assim juntos pensarmos as políticas públicas para a juventude amazonense”, destacou a secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicareta.

Para o secretário adjunto de Juventude da Sejel, Adérito Penafort, a reativação do Cejam mostra a preocupação do Governo do Estado com a juventude. “A volta do Cejam, que esteve parado por quase cinco anos e agora foi reativado, só demonstra a preocupação e o compromisso do Governo de estado”.

Para o secretário de Juventude de Eirunepé Benedito Rondinelle, o Conselho da Juventude é um importante instrumento de diálogo entre o poder público e a sociedade para discutir soluções para os problemas juvenis que de nossos municípios.

Desafios

Dentre os desafios apontados pelo secretario da Sejel está o déficit orçamentário como principal. “Temos o menor orçamento dos últimos 15 anos, mesmo assim estamos conseguindo driblar a crise e iremos enfrentar e superar. As comunidades estão sendo atendidas tanto com materiais esportivos e com gastos pagos para representação dos atletas em eventos. A iniciativa privada é nosso grande parceiro”, frisou Caio André.. Explicou ainda que os custos para manutenção, limpeza, segurança e revitalização das áreas esportivas são altos, mas tem trabalhado nos bairros periféricos.

Arraial Sejel gera renda para federações esportivas

A primeira noite da segunda edição do Arraial do Esporte, da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer (Sejel), atraiu mais de duas mil pessoas no estacionamento da Vila Olímpica de Manaus. O evento teve parque infantil, apresentação motoshow, uma super apresentação da banda The Stone Ramos e vinte barracas de bebidas e comidas típicas, sob a responsabilidade de 20 federações esportivas.

‘O dinheiro arrecadado será utilizado nas despesas de manutenção das modalidades, uma grande festa, que além de reunir todos os nossos funcionários, reuniu atletas e dirigentes esportivos”, comemorou o secretário da Sejel. Para a noite deste sábado, 15/6, a estrutura já está confirmada. A festa tem início previsto para 18h.

Reportagem: Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here