Seinfra e SMTU realizam primeiro teste em parada de ônibus

Foto: Divulgação/Seinfra
Foto: Divulgação/Seinfra

Equipes da Secretaria de Estado Infraestrutura (Seinfra) e da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) fizeram uma experiência com ônibus articulado na primeira plataforma padronizada do corredor de ônibus da avenida das Flores, na tarde desta quinta-feira (15/03). O teste servirá como projeto-piloto a ser implantado nas demais paradas de ônibus que estão sendo construídas ao longo da avenida.

Essa plataforma padronizada do corredor de ônibus da avenida das Flores está localizada no trecho 4 e já recebeu a montagem da estrutura metálica. O passo seguinte será a instalação da cobertura em toda a sua extensão. Além dessa, pelo menos quatro paradas já receberam estrutura de concreto e mais quatro plataformas estão recebendo os serviços de colocação de forma, ferragem e execução de alvenaria.

A previsão é que sejam construídas 28 paradas em todo o corredor de ônibus, sendo 20 no trecho 4; seis no trecho 3; e duas no trecho 2 da avenida das Flores. Na próxima segunda-feira (19/03), a Seinfra reunirá com a SMTU para receber as devidas recomendações de adequações a serem aplicadas na construção das demais plataformas.

Situação atual das obras – Estão em pleno funcionamento 6,5 quilômetros do trecho 4, mais precisamente entre a rua 7 de Maio, na zona norte, até a rodovia AM-010. Nesta área já estão concluídas as obras de calçada, meio-fio, sarjeta, implante de grama nas laterais, iluminação, pintura de sinalização das vias e implantação das placas de trânsito.

Além desses serviços, também está sendo dada continuidade ao trecho 2, situado entre as avenidas Timbiras e Noel Nutels, na Cidade Nova I, com o serviço de construção da passagem de nível sob a Noel Nutels, onde todas as vigas longarinas da primeira etapa já estão lançadas e o tabuleiro concretado. E no trecho 3, localizado entre a rua Fênix, na Cidade Nova I, até o igarapé do Passarinho, no Monte das Oliveiras, conjunto Nova Cidade, estão sendo finalizados os serviços de calçada, meio-fio, sarjeta, pavimentação e sinalização da via.

Maior corredor de ônibus – Com 11,1 quilômetros de extensão, a avenida das Flores, mais os 6,2 quilômetros da avenida das Torres (considerada como sendo o trecho 1), será o maior corredor de ônibus de Manaus. Esta avenida terá duas mãos de fluxo com um canteiro central e três faixas para circulação de veículos em cada lado, sendo uma delas em cada via reservada para o corredor exclusivo de ônibus.

Nova alternativa para motoristas – Quando estiver em pleno funcionamento, a avenida das Flores se transformará, juntamente com os anéis viários, em uma nova alternativa de rota aos veículos que trafegam entre as zonas Leste, Centro-Sul e Norte. Ela será uma das mais importantes intervenções viárias destinadas a melhorar a mobilidade urbana da capital amazonense.

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