Segundo Barco PAI ‘Todos pela Vida’ vai beneficiar mais de 22 mil pessoas na calha do Purus

Inaugurado pelo governador do Amazonas, professor José Melo, na tarde desta sexta-feira, 28 de abril, o barco PAI “Todos pela Vida II” zarpou rumo aos seis municípios do da calha do Purus, onde deverá beneficiar mais de 22,5 mil pessoas e prestar cerca de 90 mil atendimentos para comunidades indígenas e ribeirinhas.

Esta é a segunda embarcação do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) a entrar em operação e terá como destino as cidades de Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Canutama, Tapauá e Beruri e suas 22 comunidades. Com a presença do vice-governador Henrique Oliveira, a inauguração aconteceu no estaleiro Juruá Estaleiros e Navegação, localizado na estrada do Brito, KM 1, no Cacau Pirera, Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

De acordo com o governador, a exemplo do primeiro barco, que está em expedição pela calha do Juruá desde março, esta nova embarcação pode superar as expectativas em relação ao atendimento. “Nossa meta inicial com o primeiro barco era realizar cerca de 12 mil atendimentos, mas hoje o Todos Pela Vida contabiliza mais de 30 mil atendimentos já realizados em sua primeira viagem. Esses números só confirmam a necessidade e a decisão acertada do nosso governo em investir nesse atendimento itinerante. Só em Envira foram feitos 18 mil”, afirmou Melo.

Com a ida do barco para a região, a população terá acesso a 32 tipos de serviços nas áreas de cidadania, saúde, justiça e assistência social, dois a mais que da primeira vez, com novidades como a inclusão do Calendário Nacional de Imunização com 13 vacinas, exames para o diagnóstico de doenças de pele, hanseníase, Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/AIDS e problemas cardíacos e o cadastramento da biometria feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

José Melo falou ainda da prioridade do roteiro adotado pelo programa no interior. “Escolhemos o Juruá e o Purus para começar, pois são as regiões em que o Índice de Desenvolvimento Humano é menor. Por isso, não poupamos esforços para levar estes serviços para a nossa população do interior”, completou.

Roteiro de viagem – Na calha do Purus, a expedição do barco PAI “Todos pela Vida II” vai durar três meses, com atendimentos em seis cidades e 22 comunidades ribeirinhas e indígenas. A primeira parada será em Boca do Acre, no dia 11 de maio. Depois, o barco seguirá levando os serviços para as cidades e comunidades de Pauini (19 a 29/05), Lábrea (30/05 a 10/06), Canutama (23/06 a 11/07), Tapauá (02 a 12/07) e Beruri (13/07 a 01/08).

Em Boca do Acre, o atendimento acontecerá na sede e na comunidade Camicuã (18/05). Em Pauini, além da sede do município, os serviços serão levados às comunidades Boca do Mapiá (19/05), Vitória do Afogado (20/05), Kanakury (21/05) e Ajuricaba (29/05).

Na cidade de Lábrea, o Barco PAI “Todos pela Vida II” vai ancorar nas comunidades Santa Fé (30/05), Bela Rosa (31/05), Cachoeira do Hilário (01/06), Cacau (02/06) e Marahã (03/06). Em Canutama, haverá atendimento nas comunidades de Belo Monte (30/06) e Ribeirão (11/07). Já em Tapauá, a embarcação atuará nas comunidades da Foz do Tapauá (02/07) e Beabá (12/07).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here