Saúde Itinerante realiza jornada de cirurgias e atendimento médico ao município de Alvarães

Os atendimentos são levados ao interior pelos barcos Pronto Atendimento Itinerante (PAI)
Os atendimentos são levados ao interior pelos barcos Pronto Atendimento Itinerante (PAI)
Os atendimentos são levados ao interior pelos barcos Pronto Atendimento Itinerante (PAI)

O programa Amazonas Saúde Itinerante, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza a partir desta sexta-feira (26), no município de Alvarães, uma jornada de atendimentos que incluirá cirurgias gerais e ginecológicas, cirurgias de catarata e consultas oftalmológicas. É a primeira vez, neste ano, que o município recebe as ações do programa. O “Saúde Itinerante” já alcança uma cobertura de 78% do interior do Estado somente com as atividades deste ano, informou o secretário estadual de Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho. Em Alvarães, o trabalho será realizado até a próxima terça-feira (30). 

Outros municípios que tiveram ações realizadas neste mês foram Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus), com 558 consultas oftalmológicas, 312 óculos prescritos e entregues e 18 cirurgias de catarata realizadas; e Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros de Manaus), que teve 37 cirurgias gerais e ginecológicas realizadas e 42 cirurgias de catarata. O programa passou, também em setembro, por Tapauá e Manaquiri e tem prevista uma jornada de cirurgias de catarata e consultas oftalmológicas prevista para o final de setembro, em Pauini.

De acordo com o secretário José Duarte, o principal objetivo do programa é facilitar o acesso dos moradores do interior, principalmente das zonas rurais e comunidades ribeirinhas, a serviços que antes eram oferecidos somente na capital. Até o momento, o “Saúde Itinerante” já realizou 18.294 consultas oftalmológicas com a dispensação de 10.399 óculos (nos casos prescritos pelos médicos).

Além disso, por meio do programa, foram realizadas no interior do Estado 1.699 cirurgias de catarata e 1.518 cirurgias gerais e ginecológicas, além de 168 cirurgias reparadoras de lábio leporino. Foram ofertadas, ainda, 5.292 consultas especializadas com neurologistas, cardiologistas, urologistas, ginecologistas e pediatras. Por meio dos barcos de Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – que é uma vertente do Amazonas Saúde Itinerante realizada pela Susam em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (SEAS) –, foram registrados outros 47.765 atendimentos, incluindo consultas médicas e odontológicas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here