Saúde Itinerante já realizou quase 60 mil atendimentos

O programa já realizou 59,3 mil atendimentos no interior amazonense
O programa já realizou 59,3 mil atendimentos no interior amazonense

O Programa Amazonas Saúde Itinerante, do Governo do Estado – que já realizou 59,3 mil atendimentos (entre consultas especializadas e cirurgias) no interior do Amazonas durante este ano –, levará suas ações a mais quatro municípios neste mês de dezembro. As ações serão em Borba, Eirunepé, Itacoatiara e Maués.

“Estamos encerrando um ano de muito trabalho, com resultados expressivos e uma média de quase 5,4 mil atendimentos por mês neste programa que, conforme recomendação expressa do governador Omar Aziz, tem o objetivo de ampliar o acesso da população do interior aos serviços de saúde”, disse o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

Em Maués, as ações do programa já iniciaram, com a oferta de consultas de oftalmologia que estarão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam), até o domingo (8).  Hoje (6), tem início no município uma jornada de cirurgias gerais, que se estenderá também até domingo.

Em Borba, o programa realizará de 9 a 13 deste mês as consultas de oftalmologia, que incluem a dispensação de óculos para os casos prescritos. No município de Itacoatiara, de 12 a 13, acontece uma jornada de cirurgias de catarata. Eirunepé, por sua vez, receberá no período de 20 a 22 deste mês uma jornada de cirurgias gerais, com oferta de consultas especializadas, inclusive na área de oftalmologia.

De janeiro até novembro, o Amazonas Saúde Itinerante já havia realizado, com as ações no interior do Estado, 31,5 mil consultas de oftalmologia; a dispensação de 17,4 mil óculos; 3,3 mil cirurgias de catarata e 1,5 mil cirurgias gerais, além de 5,5 consultas distribuídas em diversas especialidades, como pediatria, ginecologia, cardiologia, urologia, entre outras, informou Alecrim.

Na área de cirurgia geral, três ações realizadas no âmbito do Saúde Itinerante merecem destaque pelo seu alcance social: as jornadas de cirurgias corretivas de lábio leporino realizadas em Barreirinha (em julho), Coari (em outubro) e Parintins (em novembro).

Em parceria com instituições como as igrejas Presbiteriana de Manaus e Batista de Parintins, além de organizações não governamentais como a Smile Train, as três jornadas beneficiaram 107 pacientes, entre adultos e crianças, inclusive indígenas, que puderam fazer as cirurgias reparadoras da alteração congênita. “Consideramos esta ação realmente muito especial, sobretudo pelo que representa para cada paciente: a possibilidade de ter corrigido um problema que afeta tanto a saúde como as relações sociais”, destacou Alecrim.

A Susam já está trabalhando na programação e planejamento das ações do Amazonas Saúde Itinerante para 2014. “A recomendação do governador Omar Aziz é para que o programa, que tem também a parceria do Ministério da Saúde, continue a ser fortalecido, levando cada vez mais serviços à população do interior”, salientou o Secretario de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here