Saúde Itinerante atenderá mais de quinze municípios em outubro

A expectativa é que 1.4 mil pessoas sejam beneficiadas durante as ações

amazonas-saude-itinerante1A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) levará, neste mês de outubro, as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante a mais de quinze municípios do interior, para a realização de jornadas de cirurgias eletivas e de consultas com médicos especialistas. De acordo com o secretário estadual de Saúde em exercício, José Duarte dos Santos Filho,  com a programação deste mês as ações do Saúde Itinerante programadas para este ano atingirá o número de 57  municípios do interior.

“De janeiro a setembro deste ano, o programa já realizou 19.324 consultas oftalmológicas, com a dispersão de 11.239 óculos, nos casos prescritos pelo especialista. Neste mês, ofereceremos uma média de 3.000 consultas oftalmológicas nos municípios de Anori, São Paulo de Olivença, Canutama, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Parintins, Itacoatiara e Jutaí.”, informou José Duarte.

Nas cidades de Nova Olinda, Urucurituba, Nhamundá e Tabatinga acontecerão, neste mês, jornadas de cirurgias gerais e ginecológicas. “Em Tabatinga as cirurgias acontecerão, pela primeira vez, na UPA inaugurada pela Susam, no primeiro trimestre deste ano, e no Hospital Geral do Exército, atendendo 40 pacientes”, destacou o secretário.  José Duarte salientou, ainda, que neste ano foram realizadas 1.555 cirurgias gerais e ginecológicas pelo programa, 5.434 consultas com especialistas e 255 cirurgias de correção de lábio leporino.

Outras cidades que têm programação para este mês são Coari e Presidente Figueiredo onde estão previstas cirurgias de catarata.  “O principal objetivo do programa é oferecer para os moradores do interior serviços que antes eram oferecidos apenas na capital. Com isso foi possível realizar 1747 cirurgias de catarata pelo interior do Amazonas só neste ano de 2014”,  frisou o secretario de saúde em exercício.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here