Santa Casa de Manaus poderá receber recurso do Governo Federal

A Santa Casa está abandonada há mais de dez anos
A Santa Casa está abandonada há mais de dez anos
A Santa Casa está abandonada há mais de dez anos

Um projeto de lei da Câmara dos Deputados que está em fase conclusiva pode ser a chance para a reabertura da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos (COMDIH), vereador Professor Samuel (PPS).

O projeto é o 6801/13, de autoria da deputada federal Sandra Rosado (PSB/RN). A proposta visa incluir as Santas Casas de Misericórdia e hospitais filantrópicos no programa federal ‘Mais ‘Médicos, instituído pelo Governo Federal ano passado.

Para o vereador, a aprovação do projeto é uma forma do Hospital em Manaus ser restabelecido. “Esse projeto está em fase conclusiva em Brasília. Se ele for aprovado, temos uma chance de ver a nossa Santa Casa reerguida do esquecimento. Com a vinda de recursos federais e mais outras ações que se tem feito aqui na Capital, o sonho de ver a Santa Casa realizando atendimentos novamente pode se tornar realidade”, destacou.

Segundo a proposta da parlamentar, o programa ‘Mais Médicos’ não contempla as santas casas que são instituições de saúde reconhecidas como parceiras do Sistema único de Saúde (SUS).

“Vamos torcer para que a análise do projeto seja concluída e se torne lei para que as Santas Casas sejam incluídas nesse programa do Governo Federal. Com a inclusão delas, o Governo será obrigado a investir no Hospital e pessoas carentes poderão voltar ser atendidas pela Santa Casa, que está desativa há dez anos”, concluiu.

Abandono – Em Manaus, a Santa Casa está abandonada há mais de dez anos por problemas administrativos e falta de recursos financeiros. No mês passado, a Justiça nomeou novos gestores para rever a gestão da entidade. Atualmente, o vereador Professor Samuel cobra a presença deles na Câmara  para esclarecer as metas da nova administração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here