Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

O prefeito de Manaus David Almeida anunciou, na manhã desta quarta-feira, 3/2, mais um posto de vacinação contra a Covid-19 destinado aos profissionais de saúde. Após visita ao Centro de Convenções de Manaus, popularmente conhecido como “sambódromo”, na zona Centro-Oeste, David foi até a Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/Ufam) onde confirmou a abertura de um ponto de imunização no local.

“Nós vamos abrir aqui neste local, no bairro Adrianópolis, mais um posto de vacinação para os profissionais da saúde, nesta quinta-feira, dia 4, com toda estrutura e pessoal cedido pela Ufam”, destacou o prefeito.

Tanto o posto do sambódromo, quanto da EEM/Ufam são destinados para atendimento exclusivo de trabalhadores da saúde das redes pública e privada, que se enquadram nos grupos prioritários 1, 2 e 3 da fase atual da campanha. Além desses, o Hospital Beneficente Português, Centro, também possui posto de vacinação exclusivo para profissionais de saúde.

“Nós temos um número expressivo de profissionais da saúde, ontem vacinamos quase dez mil pessoas. Inclusive, nós vamos montar uma central de informação para de hora em hora termos equipes em todos os postos, coletando informações”, destacou David.

A vacinação no Centro de Convenções de Manaus, tem dois pontos fixos de oito drive-thru. Os trabalhadores da saúde que chegam até o local passam por duas triagens, e verificação na lista de prioridades elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“São dez postos de vacinação, cada um com dois vacinadores, triadores e registradores. A vacina aqui aplicada é a Coronavac, daqui a 28 dias tem que tomar a segunda dose”, destacou Rúbia Medeiros, chefe da vigilância do Distrito de Saúde Oeste da Semsa.

Durante a triagem dos trabalhadores da saúde que chegam até os pontos de vacinação é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e contracheque, para comprovação de vínculo com a unidade de saúde. Os que não estiverem na lista devem preencher uma autodeclaração de pertencimento a um dos grupos prioritários abrangidos nesta etapa de vacinação.

“A população tem pressa, Manaus também. Iremos vacinar 100% dos trabalhadores da saúde e dos idosos acima dos 75 anos. Já estamos inclusive preparando a logística para uma segunda dose, já que a Coronavac, vacina dos profissionais da saúde deve ser aplicada em breve, antes da Astrazeneca”, comentou o prefeito.

Alegria

Linhas de frente no combate ao novo coronavírus, os profissionais da saúde comemoraram a inauguração dos novos postos de vacinação que agilizam o processo de imunização da população de Manaus.

Para a auxiliar de enfermagem, Simone Maria Cunha, a primeira dose da vacina serviu para recarregar as energias e intensificar ainda mais o trabalho que desempenha no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Prefeitura de Manaus.

“Foi um ano de trabalho bem difícil, porque tive duas vezes à Covid-19. Além disso, convivi com o desespero das famílias e perdas de entes queridos. Estava bem ansiosa para conseguir essa imunização parcial e melhorar a qualidade de vida e aumentar a nossa segurança no trabalho”, disse Simone.

Já a técnica de enfermagem Kelly Gonçalves, funcionaria do Hospital Rio Negro, enfatizou a alegria de toda a família ao saber que ela seria vacinada nesta quarta-feira.

“É muito bom receber essa vacina depois de tanto tempo, um ano de luta. Para os profissionais da saúde, é uma alegria essa imunização, porque a gente que está lidando com essa pandemia desde o começo. Já perdemos muitos amigos, muita gente da nossa área. Então, isso para a gente é uma vitória”, comemorou.

*Com informações da assessoria