Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara

Rodrigo Maia (DEM-RJ) é eleito presidente da Câmara (Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo)
Rodrigo Maia (DEM-RJ) é eleito presidente da Câmara (Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo)

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara com 293 votos. Ele venceu a disputa no primeiro turno. Seu principal adversário, Jovair Arantes (PTB-GO), teve 105 votos. Em terceiro lugar, ficou o pedetista André Figueiredo (CE), com 59 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) teve 28 votos, Luiza Erundina (PSol-SP), dez; e Jair Bolsonaro, quatro.

Ao ver o resultado no painel da Câmara, Maia chorou. Neste momento, os deputados elegem ocupantes de onze cargos da Mesa Diretora.

Antes de ser eleito, Maia centrou seu discurso na necessidade de se fortalecer a Câmara e reforçar a independência entre os Poderes. Ele afirmou que o principal ator dessa eleição foi o Judiciário, uma referência às diversas ações levadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por adversários que questionaram a constitucionalidade de sua candidatura. Ontem, no entanto, o ministro Celso de Mello, relator de boa parte dessas ações, liberou a candidatura de Maia.

— Muito se fala em fortalecimento da nossa Casa, em independência da Câmara dos Deputados, mas mais uma vez o ator principal da nossa eleição foi o Poder Judiciário e, por incrível que pareça, por decisão dos próprios políticos. Essa é uma questão que vem a cada dia enfraquecendo nossa Casa — disse o atual presidente:

— Nossos embates precisam ser resolvidos aqui dentro, para que a gente mostre para o Judiciário e para o Executivo que a Câmara exige e quer respeito e quer ter sua soberania garantida — completou. Fonte: Agência O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here