Vereador Rodrigo Guedes (PSC)

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) lamentou e manifestou seu apoio à família de Saulo Alves, ciclista atropelado na semana passada por um ônibus de transporte público coletivo da empresa Expresso Coroado, que faleceu neste sábado, 31. No último dia 23 de julho, o parlamentar esteve com a família de Saulo e outros ciclistas em uma manifestação em frente à empresa, onde cobraram o apoio que deveria ter sido prestado à vítima.

“Saulo morreu sem que a empresa tenha feito absolutamente nada por ele, não deu nenhuma assistência e sem que nenhuma autoridade manifestasse absolutamente nenhuma preocupação por ele. Tem o sangue nas mãos de muita gente nisso. Meus sentimentos a toda família e amigos. 33 anos e uma vida pela frente acabam de ficar pra trás”, disse o vereador em suas redes sociais.

Uma das causas defendidas por Rodrigo Guedes durante seu mandato é a implementação de políticas públicas que possam incentivar e resguardar os ciclistas. De acordo com o parlamentar, este foi apenas um dos muitos casos que têm acontecido com frequência em Manaus, onde muitos ciclistas são vítimas da falta de infraestrutura e segurança nas vias. O vereador já propôs a Frente Parlamentar da Bicicleta e da Proteção e Defesa dos Direitos e Interesses dos Ciclistas, aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), em uma tentativa de trabalhar para mudar esta realidade.

“A omissão do poder público é criminosa, peço justiça por Saulo Alves! Vidas de ciclistas importam, de todos que são atropelados diariamente na nossa cidade. Eu queria fazer um pedido a todos os motoristas que não fechem o ciclista, não coloquem a vida destes em risco. A esmagadora maioria são pessoas de baixa renda que usam a bicicleta como meio de transporte pois não tem condições de ter um veículo. Lembrando que qualquer ultrapassagem aos ciclistas deve ser feita a uma distância de 1,5 metro, é o que determina o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Guedes.