Relatório denuncia irresponsabilidades e improbidade administrativa praticadas pelo ex-prefeito e secretários de Fonte Boa

José Suediney de Souza Araújo

Um relatório da equipe de transição do prefeito eleito de Fonte Boa, Gilberto Ferreira Lisboa (PMDB), publicado no Diário Oficial do Município, apresentou uma série de irresponsabilidades e improbidades administrativas praticadas pelo ex-prefeito José Suediney de Souza Araújo (Foto) e por seus secretários. A equipe de transição deveria ter recebido informações de como recebeu a gestão das mãos do ex-prefeito, mas vários dados foram omitidos. Mesmo assim foi constatado uma situação preocupante.

 

O relatório afirma que a administração anterior, não somente o ex-prefeito mas seus secretários, foram omissos e irresponsáveis quanto às obrigatoriedades de informações, e que os ex-secretários de Administração, Vicente de Paulo Marinho, e de Finanças, Lassie Carvalho da Silva, nunca se dispuseram a reunir-se para oferecer informações sobre a situação da prefeitura.

 

Outro transtorno foi causado pelo servidor Ronivaldo Augusto de Souza, responsável por alimentar os programas federais da Secretaria Municipal de Saúde. Ele se negou a fornecer as senhas dos programas e ainda deletou alguns deles.

 

O relatório também denuncia outros dois servidores, Raineiry Ferreira Gomes, servidor comissionado, e Raimundo Maciel Bonet, servidor efetivo, por subtraírem documentos da prefeitura.

O ex-prefeito José Suediney e nem os membros de sua comissão de transição, também não forneceram os números de contas bancárias da prefeitura, para visualização dos saldos, e nem documentos necessários para a organização das despesas de 2016 programadas para serem pagas em 2017.

 

Sobre a relação de bens patrimoniais da prefeitura, várias informações também foram omitidas. No caso da Secretaria Municipal de Obras, por exemplo, o secretário da pasta, Sidney Gomes Siqueira, não forneceu o inventário da real situação da secretaria que estava em total situação de abandono, sem nenhum veículo em perfeito estado de uso e sem estoque de material.

A quantidade dos processos judiciais envolvendo a Administração Pública (direta e indireta), os repasses do governo local nas áreas de educação, assistência social, saúde, entre outros, também foram omitidos.

 

Entre as irregularidades também apontadas no relatório estão em contratos de funcionários, como é o caso do genro do ex-prefeito, Lázaro de Araújo de Almeida, médico lotado na Secretaria de Saúde Médica e Alta Complexidade, cuja remuneração saltou de R$ 5.520,00 para R$ 41.700,00. O salário da filha de José Suediney, Suelem Carvalho de Araújo-medica, também como médica na Secretaria de Saúde Média e Alta Complexidade subiu de R$ 5.520,00 para R$ 12.045,00, mesmo sem exercer a função.

 

A equipe de transição do prefeito eleito Gilberto Ferreira Lisboa ainda se deparou com as atividades do Fundo de Previdência e de outras secretarias paralisadas por falta de pagamento dos servidores. O município teve as contas bloqueadas por determinação judicial por falta de cumprimento com a sua responsabilidade e o bloqueio se perdurou por mais de dois meses, e mesmo diante dos fatos o ex-prefeito encerrou sua administração deixando de pagar servidores desde julho de 2016. O prefeito eleito encontrou a administração inadimplente no Cauc, SIAF, convênios em tomadas de contas especial e obras inacabadas.

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