Reeleito, governador José Melo vai apresentar a formatação da nova administração em 60 dias

Gov. José Melo
Gov. José Melo

O governador José Melo (Pros, afirmou nesta segunda-feira (27), durante entrevista a duas emissoras de televisão, que vai formatar, em conjunto com técnicos do Governo do Amazonas, as bases da nova administração que inicia no dia 1º de janeiro de 2015. O trabalho de planejamento começa na próxima semana e o resultado deverá ser anunciado em 60 dias.

Entre as medidas desta formatação, José Melo adiantou que pretende reduzir despesas de custeio para ampliar a capacidade de investimento do Estado. “Eu tenho muitos compromissos com o povo do Amazonas assumidos em campanha e para cumpri-los preciso poupar no custeio do Estado. Vou pensar em um governo menor, mais leve, concentrado naquilo que são as funções do Estado e aquilo que não for função do Estado a iniciativa privada irá tocar. Vamos aprimorar o que tem de aprimorar e trazer o que tiver de novo”, afirmou.

De acordo com o governador reeleito, a redução de custos passa sobretudo pela modernização dos processos administrativos, de forma a otimizar as despesas do Governo Estadual.

Entre as prioridades com a nova formatação, está o reforço no investimento em educação que, de acordo com compromisso assumido pelo governador durante a campanha pela reeleição, deve ser ampliado de 25% para 30% do orçamento do Estado. A ampliação da capacidade de investimento também visa cumprir outros compromissos, como a implantação do Banco do Povo, com a oferta de microcrédito já a partir do próximo ano, e do programa Pronto Especialista, para ampliar o atendimento médico principalmente no interior do Estado.

Na área de segurança, José Melo adiantou que os investimentos pretendem assegurar a ampliação do programa Ronda no Bairro, a contratação de 5 mil novos policiais por meio de um novo concurso público e a implantação do projeto Todos pela Vida, que vai funcionar aliado às ações de segurança pública, com medidas voltadas ao fortalecimento de programas sociais. Entre as medidas está a construção de dois novos Centros de Convivência da Família na zona leste e um na zona norte, bem como a implantação de escolas de tempo integral em áreas da cidade onde houver jovens em situação de risco.

“Esses investimentos na área social fazem parte do projeto de proteção a nossa juventude olhando a questão do tráfico de drogas. Vamos construir 15 escolas de tempo integral em Manaus, nas áreas que chamamos de áreas vermelhas, onde tem maior incidência de criminalidade, tirando 15 mil jovens das ruas e colocando dentro do abrigo das escolas do Estado, além de dois centros de convivência na zona leste e um na zona norte. Começo do ano que vem vamos licitar essas obras e começar a construção, olhando a proteção dos nossos jovens na questão das drogas”, disse José Melo.

O governador reeleito também destacou novos investimentos para o interior do Estado nas áreas de infraestrutura e desenvolvimento econômico, com o incentivo à piscicultura e à agricultura. “Vamos conseguir financiamento para asfaltar três mil quilômetros de estradas vicinais e com isso implantar três grandes projetos que são: incentivar o plantio do açaí, trazer uma mandioca desenvolvida na Bahia que tem produção seis vezes maior que a nossa e criar peixe em cativeiro. O Amazonas será o maior produtor de peixe do mundo”, frisou.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here