Raio mata pelo menos 28 porcos no interior gaúcho

Imagem: Reprodução

Um raio atingiu um chiqueiro e matou pelo menos 28 suínos na tarde da última quinta-feira (12) na localidade de Sanga Severino, em Humaitá, interior do Rio Grande do Sul. A descarga elétrica ocorreu por volta das 15h na propriedade de Adelar e Simone Rodrigues da Silva. Chovia fraco no momento do incidente. Toda a instalação elétrica acabou destruída. Pequenos focos de incêndio chegaram a ser registrados, mas rapidamente foram contidos pelos agricultores.

Além dos 28 suínos que morreram na hora, existe a expectativa de que aproximadamente mais 40 animais venham a óbito nas próximas horas devido aos ferimentos sofridos. Conforme informações repassadas pelos agricultores, é possível que todo o lote seja descartado. Muitos animais, embora não tenham ficado feridos, apresentam sintomas de estresse excessivo e estão com dificuldade de se levantar.

No total, o chiqueiro contava com 350 suínos. Os animais pesavam aproximadamente 120 kg e estavam a cerca de 20 dias de serem carregados para abate. A propriedade atua de forma integrada à JBS. Outro chiqueiro que fica ao lado, com 450 animais, não foi atingido pelo raio.

Escapou de morrer

Nenhuma pessoa ficou ferida. No momento do raio não havia ninguém no chiqueiro. O senhor Adelar contou que, nesse horário, costumava estar dentro do chiqueiro trabalhando, porém resolveu atender ao pedido do pai e sentar por alguns instantes para tomar chimarrão e conversar. Foi a sorte dele!!!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here