Manaus é a que mais acumula novos registros da doença, segundo o boletim da FVS. (Foto: Camila Batista/Semsa)

Cerca de 48% dos testes de Covid-19 realizados pela Prefeitura de Manaus no Centro Municipal de Testagem deram positivo para a doença. O balanço é da Secretaria de Saúde da capital (Semsa).

Manaus, assim como o Amazonas, vive uma explosão de casos de Covid-19. A cidade é a que mais acumula novos registros da doença segundo o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Somente nessa segunda-feira (17), foram 1.982 casos na cidade.

Segundo a Semsa, de quarta-feira (12) até sábado (15), foram realizados 11.258 testes no Centro de Testagem. Desses total, 48% dos exames deram resultado positivo para Covid-19, enquanto os resultados negativos ficaram em 52%.

Ao longo de todos os dias, a procura tem sido grande por testes no local. Tanto é que a Prefeitura e o Governo vão abrir um novo posto de testagem da população no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Chapada, Zona Centro-Sul da capital.

No local serão montados 20 pontos de coleta do teste, sendo 10 estações em cada etapa do centro de convenções, com funcionamento das 9h às 19h. O local irá oferecer o teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, e atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19.

Cada etapa do Centro de terá capacidade para realizar até 5 mil testes por dia. Com isso, Governo e Prefeitura esperam aumentar a capacidade de testagem na capital, que atualmente passou de 40 mil testes por mês para 60 mil testes realizados por semana, em média.

Além dos centros de testagem, outras 51 Unidades Básicas de Saúde municipal e nas Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs) oferecem o teste. No entanto, quase todos os locais registram um aumento na procura por testagem contra a doença.

*Com informações do G1