Protestos pelo Clima marcam quinto dia da COP 25, em Madri

Manifestações foram organizadas pelo movimento Friday For Future (Sextas Pelo Futuro)

Desde o último dia 2, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza a conferência do clima, COP 25, em Madri, na Espanha. No quinto dia do evento que reúne líderes mundiais para discutir impactos e catástrofes climáticas, o movimento Fridays For Future (Sextas Pelo Futuro) organizou uma marcha, com o lema “o mundo acordou para a emergência climática”.

A manifestação levou milhares de manifestantes para as ruas de Madri, e contou com a presença da jovem sueca Greta Thunberg, reconhecida como símbolo na luta pelo meio ambiente. O protesto contou também com a participação de grupos indígenas, que segundo a agência internacional de notícias, AFP, são os primeiros afetados pelas mudanças climáticas.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, conclamou governos do mundo a adotarem uma postura corajosa para enfrentar as mudanças climáticas que já são consideradas uma crise no mundo atual, e não um problema para o futuro. Ele pediu que os países adotassem taxas contra a poluição e interrompessem a construção de novas usinas de energia movidas a carvão.

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-SP), viajou nesta sexta-feira (6), para firmar o compromisso do Legislativo com a agenda ambiental brasileira. A capital espanhola foi escolhida para receber a conferência após desistência do presidente do Chile, Sebastián Piñera, por conta das manifestações sociais realizadas no país. A COP 25 vai até o dia 13 de dezembro.

FONTE: AR+

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here