Projeto vai capacitar crianças e adolescentes do bairro da União em Bombeiros Mirins

Foto: Divulgação/Semmasdh
Foto: Divulgação/Semmasdh

Um grupo de 60 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos, da comunidade do bairro da União, participou da solenidade de apresentação do Projeto Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), no sábado, 24/2, no auditório do Comando Geral dos Bombeiros, situado na avenida Codajás, no bairro Petrópolis, zona Sul.

A ação de integração social faz parte de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

A maioria dos alunos pertence ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro da União. As aulas iniciarão na próxima segunda-feira, 26/2, e serão ministradas no Batalhão de Bombeiros Especial (BBE), localizado na avenida Constantino Nery, nº 1.746 – Flores, zona Centro-Sul.

O curso será dividido em duas turmas, no turno matutino e vespertino, com carga horária total de 60h. A capacitação irá contribuir na formação das crianças e adolescentes utilizando como referência valores de cidadania e civismo como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente, compromisso com as ações básicas de saúde e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.

“Sabemos que temos indicadores altíssimos relacionados à criminalidade e à dependência química, então, no momento que nós trabalharmos o que vai ser desenvolvido, estaremos, de alguma forma, evitando que essas crianças e adolescentes se envolvam nessas situações. É uma forma de ocupação para evitar que entrem em alguma situação de risco”, observa o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

Aprendizagem

Os alunos irão aprender sobre assuntos relacionados à educação física, noções de salvamento e de primeiros socorros; estudo e prática bombeiro militar; noções de teoria de incêndio; ética e cidadania; higiene pessoal; educação ambiental e de trânsito; prevenção e combate ao uso de drogas e noções de informática.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here