Projeto ‘Ouvidoria Ambiental’ do TCE/AM é lançado na Câmara Municipal de Manaus

MANAUS 24.11.15 - O CONSELHEIRO JULIO PINHEIRO DISCURSA SOBRE O LANCAMENTO DO PROJETO OUVIDORIA AMBIENTAL ENTRE A CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM) E O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE) SESSAO PLENARIA DA (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM

MANAUS 24.11.15 - O CONSELHEIRO JULIO PINHEIRO DISCURSA SOBRE O LANCAMENTO DO PROJETO OUVIDORIA AMBIENTAL ENTRE A CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM) E O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE) SESSAO PLENARIA DA (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) reforça a parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM) com o projeto ‘Ouvidoria Ambiental’, lançado na manhã desta terça-feira (24), no plenário Adriano Jorge da Casa Legislativa, pelo conselheiro do TCE/AM, Júlio Pinheiro na presença do Ouvidor Geral da Prefeitura de Manaus, Alessandro Cohen.

Já implantado em outros municípios amazonenses desde maio deste ano, o ‘Ouvidoria Ambiental’ agora chega na capital do Estado com objetivo de fomentar mecanismos de ampliação da fiscalização e da prevenção ambiental, tendo como parceiros a classe estudantil, os órgãos jurisdicionados e a sociedade em geral. A iniciativa espera obter maiores índices de consciência ambiental e estímulo ao exercício da cidadania e, por conseguinte, o crescimento do controle social.

Na Câmara, um dos órgãos parceiros, foi instalada uma urna para receber denúncias, informações e sugestões sobre crime ambiental, para sejam averiguadas e fiscalizadas pelo TCE e, posteriormente, tomadas as devidas providências. Além disso, a Casa Legislativa recebeu um depósito para recolhimento de pilhas e baterias de celular.

“Acredito que a junção de forças das duas Ouvidorias, com certeza, aumenta o acesso do cidadão ao direito de reivindicar e fiscalizar os recursos públicos”, ressaltou o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS).

De acordo com Júlio Pinheiro, o projeto vem conscientizando jurisdicionados, até mesmo por uma obrigação constitucional. “Todos nós temos o dever de proteger o meio ambiente, como diz o artigo da Constituição Federal no artigo 225: que incumbe ao poder público e a coletividade o dever de defender e preservar o meio ambiente visando as presentes e futuras gerações”, observou o conselheiro.

O programa teve início nas câmaras municipais do interior do Estado, nas escolas da rede pública dos municípios do Amazonas — “agora estamos implantado em Manaus, para, posteriormente, implantar nas escolas públicas da capital. É um trabalho preventivo de conscientização, que busca cumprir o que diz a legislação e a Constituição Federal”, completou Pinheiro.

Na oportunidade, o Ouvidor da Casa Legislativa, vereador Jairo da Vical (PROS), parabenizou a iniciativa ao destacar que a Ouvidoria da Casa também contribui para a melhoria do meio ambiente. “Já está em funcionamento na Câmara o projeto ‘Quintal Verde’, fruto da parceria com a Associação dos Catadores de Lixo e Coleta Especifica”, frisou o parlamentar, ao reforçar, ainda, que é, por meio das ouvidorias, é que se pode levar ao cidadão informações e respostas mais céleres às demandas da população.

Também manifestaram apoio ao projeto do TCE, os vereadores Waldemir José (PT), Fabrício Lima (SDD), Socorro Sampaio (PP), Elias Emanuel (PSDB) e Professora Therezinha Ruiz (DEM). “Quero parabenizar a iniciativa e espero que esse termo de parceria possa romper as ineficiências que enfrenta a cidade de Manaus”, disse o petista.

Por sua vez, Elias Emanuel aproveitou a ocasião para destacar o trabalho da Prefeitura de Manaus na contribuição ao meio ambiente. “Fico feliz pelo desempenho de atividades e compromisso com a cidade de Manaus”, frisou Elias Emanuel. “Toda ação que tem compromisso com a cidade de Manaus, em especial, com a área ambiental é louvável”, disse Therezinha Ruiz.

O ‘Ouvidoria Ambiental’ está na final do prêmio Innovare, entre as três melhores iniciativas na categoria Tribunal, dos 624 projetos apresentados.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here