Projeto Jaraqui receberá lideranças indígenas contra a PEC-215

Professor Ademir Ramos comanda as discussões na tribuna livre
Professor Ademir Ramos comanda as discussões na tribuna livre
Professor Ademir Ramos comanda as discussões na tribuna livre

Neste sábado (7), dia nacional de mobilização contra a Proposta de Emenda Constitucional-PEC 215, a tribuna livre do Projeto Jaraqui recebe, a partir das 10h, na Praça da Polícia,  lideranças do movimento indígena local para protestar contra a proposta que tira do Executivo a competência para demarcar e homologar as terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas. 

Na avaliação do professor Ademir Ramos, a PEC-215 evidencia o interesse  dos latifundiários em nome do agronegócio, com a intenção de passar ao Congresso Nacional a competência exclusiva pela demarcação das terras indígenas, determinando ainda que os critérios e procedimentos demarcatórios sejam regulados por lei ordinária.

“Esse gesto é comparado irônicamente com o lobo cuidando das criancinhas”,  enfatiza o professor.  A PEC foi aprovada na semana passada em uma comissão especial e seguiu para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovado em dois turnos para depois seguir para o Senado.

Petroleiros

A tribuna popular do  Projeto Jaraqui também receberá neste sábado, uma comissão de sindicalistas da categoria dos petroleiros, que estão em greve e reforçarão a defesa da Petrobras, repudiando qualquer tentativa de privatização da estatal, mergulhada em  escândalos de desvio de dinheiro, no governo petista.

Distribuição de mudas

O Projeto Jaraqui contará ainda com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que promoverá a distribuição de mudas de árvores frutíferas e de plantas ornamentais ao público que circula pela Praça da Polícia.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here