Projeto Jaraqui e a mobilidade urbana em Manaus

Professor Ademir Ramos comanda as discussões na tribuna livre
Professor Ademir Ramos comandou as discussões na tribuna livre
Professor Ademir Ramos comandou as discussões na tribuna livre

Os temas de Mobilidade Urbana e a luta contra a precarização do serviço público estiveram na pauta do Projeto Jaraqui, neste sábado (06), na Tribuna Livre, Praça da Policia, centro de Manaus. Participaram arquitetos, representantes dos servidores públicos, professores e publico em geral.

Gonzalo Alves tratou sobre a precariedade vivida pelos servidores federais
Gonzalo Alves tratou sobre a precariedade vivida pelos servidores temporários do IBGE

O representante dos trabalhadores temporários do IBGE, Gonzalo Alves, informou sobre a luta dos servidores contra a situação precária em que se encontram. “Não temos suficientes ferramentas de trabalho, não temos um salário digno e continuamos lutando para melhorar nossas condições”, disse. Anunciou ainda o debate na próxima terça-feira (09), no Auditório Aurélio, no mini campus da Ufam, sobre este tema.

Mobilidade urbana é um tema muito mais amplo, segundo Bosco Chamma
Mobilidade urbana é um tema muito mais amplo, segundo Bosco Chamma

A mobilidade urbana é tema recorrente e foi apresentado, desta vez, pelo arquiteto e urbanista Bosco Chamma explicando que ela não se restringe apenas ao trajeto feito pelas pessoa diariamente, mas a vários outros como: o planejamento, o investimento na infraestrutra, a escolha dos modais entre outros. “Acontece que o município de Manaus é pobre, pois dos 100% que o cidadão paga de impostos, 75% são destinados à esfera federal, 20% estadual e apenas 5% ficam para o município”, explicou o arquiteto. Chamou à atenção para descentralizar a cidade de Manaus, já que mobilidade urbana não se reduz à questão do transporte, tem a ver com acessibilidade, educação, saúde, segurança, meio ambiente, dentre outros temas transversais.

No debate foi salientada a falta de harmonia dentre as esferas federal, estadual e municipal e foi proposta a otimização do que se tem e a readequação nos distritos 2 e 3 de Manaus, a fim de fortalecer o Distrito Industrial. (Texto e Foto: Mercedes Guzmán)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here