Projeto Jaraqui debateu a educação popular neste sábado

jaraqui-educaçao-blogdafloresta01

Neste sábado (14), o famoso e tradicional Projeto Jaraqui, levou à Praça da Polícia, na República Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus a discussão sobre a participação popular, a importância da iniciativa popular para o crescimento de uma sociedade mais consciente do seu papel.

Na oportunidade, o Vereador Prof. Bibiano fez o lançamento da campanha “Poder Popular - Exercendo a Cidadania”
Na oportunidade, o Vereador Prof. Bibiano fez o lançamento da campanha “Poder Popular – Exercendo a Cidadania”

Na ocasião o vereador Prof. Bibiano (PT), presidente da Comissão de Legislação Participativa (Comlep) na Câmara Municipal de Manaus (CMM,) fez o lançamento da campanha “Poder Popular-Exercendo a Cidadania”, onde conversou com va’rias pessoas, explicando a importância da participação popular nas discussões que norteiam o futuro da população, por meio da cidadania. Para Bibiano, o princípio previsto pela Constituição brasileira de 1988 deve ser colocado em prática. “Queremos contribuir para a construção do poder popular. Hoje estamos exercendo um papel de educação política, através da cartilha estamos esclarecendo as funções de um vereador, por exemplo. Em nossas visitas por faculdades e escolas tenho percebido infelizmente, que muitos estudantes não sabem diferenciar o papel de um vereador para um deputado e se o cidadão não sabe, como ele vai lutar pelos seus direitos e cumprir suas obrigações?”, explicou.

A discussão da participação da população não é algo partidário e sim uma construção para o bem popular, afirma o vereador Prof. Bibiano
A discussão da participação da população não é algo partidário e sim uma construção para o bem popular, afirma o vereador Prof. Bibiano

O vereador destacou ainda a participação dele na “Comuna do Jaraqui”. Para ele, o convite é uma demonstração que os idealizadores do projeto entenderam que a discussão da participação da população não era algo partidário, e sim uma construção para o bem popular.

Para o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), representantação da Região Norte, Amecy Bentes, o tema educação é de grande importância para todo o país e destacou a luta pela valorização da carreira do professor do ensino superior. “O Ministério da Educação fechou o diálogo conosco (sindicato ANDES), marcam reunião e na hora desmarcam. Nossa luta é pela carreira e nem está inserida a questão salarial na discussão, além disso, também queremos dialogar a verba de custeio de capital, que é a verba de manutenção da UEA e UFAM”, enfatizou.

O tema educação é de grande importância para todo o país, destacou o Prof. Amecy Bentes, pres. do ANDES
O tema educação é de grande importância para todo o país, destacou o professor e presidente do ANDES, Amecy Bentes

Amecy fez ainda críticas a postura que o governo vem adotando nos últimos vinte anos em relação à educação. Para ele, Fernando Henrique (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nem Dilma Rousseff (PT), estão preocupados com o desenvolvimento da educação no país. “O governo não tem interesse em educação, mas estamos lutando por isso”, relatou.

O Projeto se reúne todos os sábados às 10h e cada encontro leva uma temática difente e atual aos que particpam da discussão no centro da capital.///Sara Matos – Fotos: Áida Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here