Projeto Cosmos oferece preparatório gratuito para a Olimpíada Brasileira de Astronomia

(Foto: Divulgação)

O Projeto Cosmos abriu inscrições para o preparatório para a Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com duas turmas (manhã e tarde) e 105 vagas, os interessados devem preencher um formulário  até dia 25 de janeiro. O resultado sai até dia 01 de fevereiro, nas redes sociais do Projeto.

Os alunos aprendem conceitos sobre o Sistema Solar, as Estrelas, Nebulosas e Foguetes, entre outros assuntos. “O objetivo do preparatório é mostrar às crianças o mundo de uma forma diferente e com muitas atividades ‘mão na massa’, mostrando como a Ciência pode ser uma atividade prazerosa e divertida em suas vidas”, informou Ingrid Celeste, coordenadora do Cosmos.

Ainda de acordo com Celeste, a Astronomia é uma ciência interdisciplinar e nas aulas o aluno acaba aprofundado os conhecimentos também em temas de Biologia e Geografia, além dos principais, Matemática e Física.

O preparatório ocorrerá aos sábados, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com duas turmas (uma matutina e outra vespertina) de Ensino Fundamental e Médio, em ambos os horários.
Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma olímpiada anual que avalia o conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio de todo o País. Além do certificado de participação, há as premiações com medalhas de Bronze, Prata e Ouro. Este ano, acontece em meados de maio, em todas as escolas que se inscreverem para a Olimpíada.

Projeto Cosmos

Segundo a criadora do Projeto, Carlla Vicna, o Cosmos é formado por um grupo universitários apaixonados por astronomia e que decidiu compartilhar conhecimento e fazer algo pela educação. Eles perceberam que o tema não é muito abordado nas escolas, “o que é um desperdício, já que nos ensina muito sobre o mundo a nossa volta e tem a capacidade de despertar interesse pela ciência de uma forma encantadora”.
“Então, nos dedicamos a dar cursos e oficinas ensinando sobre o Sistema Solar, Constelações, Formação do Universo e muito mais sobre Astronomia nas escolas da nossa cidade, sempre de maneira gratuita e em conjunto com a comunidade”, completou a voluntária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here