Professora Marilene Aquino lança o livro “No Tempo das Freiras” durante premiação do Índio Pauxi

(Foto: Divulgação)

Por ocasião da entrega do XV Troféu Índio Pauxi, que vai acontecer no próximo dia 15 de setembro, no Toscana Festas, a partir das 21h, a professora e escritora obidense, Marilene Maria de Aquino Castro de Barros, vai fazer o lançamento do seu livro “No Tempo das Freiras – História, memória e educação em Óbidos”, que conta suas reminiscência de infância que, em grande parte, vivida na Escola São José, fundado em 1911 para atender, exclusivamente, a educação feminina.

A professora Marilene é pesquisadora e diz que seu livro é fruto de um trabalho de mestrado e o texto debruça sobre a educação na região amazônica, concentrando o foco em uma instituição educativa: o Colégio São José, Óbidos, que era administrado pelas irmãs Missionárias da Congregação Imaculada Conceição e todos que estudaram nesta instituiçao, ao lerem este livro, por certo irão fazer uma viagem no tempo e lembrar da época de estudantes.

Resta acrescentar que o Colégio São José foi tido, durante algumas décadas, como um dos melhores Colégios do Oeste do Pará, e que formou várias gerações.

De acordo com Paulo Onofre, coordenador do Troféu Índio Pauxi, esse evento é uma espécie de tribuna livre que premia as personalidades que mais se destacaram em várias áreas da atividade humana e que ajudam na transformação de um mundo melhor. “O lançamento dessa obra literária, por ocasião da entrega do Troféu Índio Pauxi, é o reconhecimento do trabalho da professora Marilene – que será uma das nossas homenageadas – que tem, dentre outras finalidades, valorizar a meritocracia”, destaca Paulo Onofre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here